Coluna Animal

Animal não é brinquedo de Natal.

25/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai abordar a questão dos pets que muitas vezes são dados de presente no Natal, seja para crianças ou mesmo adultos.

Os pets são excelentes companheiros, vivem de 10 a 15 anos mais ou menos dependendo da raça e do estilo de vida que levam, ou seja, uma responsabilidade pelos próximos anos. Além disso, a pessoa que é tutora de um pet tem que ter espaço adequado para o animal desfrutar, tempo para cuidar do animal e disponibilidade financeira para arcar com as despesas com alimentação, higiene, consultas e tratamentos veterinários, vermífugos e vacinas.

Sendo assim, não é recomendado dar de surpresa um pet de presente de Natal. É importante conversar com a pessoa ou família para quem se pretende dar esse presente para saber se existe de fato esse interesse em assumir esse compromisso com o animalzinho pela próxima década de vida dele.

Caso a família ou a pessoa concorde em receber um animalzinho de presente, procure as protetoras de animais nas redes sociais ou o Centro de Controle de Zoonoses de Bauru (CCZ) ou de sua cidade para adotar um cachorro ou gatinho. Nessa época do ano, de férias e viagens, aumenta muito o número de animais abandonados e o CCZ e as protetoras ficam cada dia com mais animais recolhidos das ruas.

Com a falta de políticas públicas de castração dos animais da população de baixa renda em Bauru na gestão Suéllen Rosim (um ano sem programa de castração) aumentou muito a superpopulação de cães e gatos nas ruas da cidade. Por isso, a adoção de animais é tão importante para dar a eles uma chance de sobrevivência, porque esses animais perambulando pelas ruas tem poucas chances de sobrevida, passam fome, tomam chuva, pegam doenças, correm o risco de atropelamento seguido de morte entre tantas outras situações de perigo.

Faça o Natal de um pet abandonado diferente, de a ele uma família, e ele será, eternamente, grato a você. Mas lembre-se: nada de fazer surpresa, antes de dar um presente de Natal consulte a pessoa que vai ganhar. Animais são seres sencientes, sentem emoções, tristeza, alegria, medo, dor...Não são brinquedos que quando uma criança cansa, ela guarda em uma caixa de brinquedos, é uma responsabilidade para sempre!

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

E- mail: comupda@gmail.com

https://www.facebook.com/comupda.bauru

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.