Daniela Hueb

Celulite: como você pode melhorar a aparência da sua pele?

16/01/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Ter celulite acontece independentemente do quanto você pesa — quem está acima do peso pode ter da mesma forma que pessoas mais magras têm. Em geral, a celulite é mais comum nas mulheres por questões hormonais, mas também pelos tecidos corporais que diferem entre homens e mulheres, sabia?

No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de células de gordura. É por causa dessas fibras que as mulheres desenvolvem mais celulite que os homens. Nas mulheres, as fibras são finas. Já nos homens as fibras são mais grossas e tornam a pele deles mais resistente.

Como essa condição deixa muita gente insatisfeita, nesta coluna vou falar um pouco mais do assunto e trazer dicas que conseguem amenizar o quadro da celulite. Entenda mais!

Quais são os fatores que fazem a celulite aparecer?

Na verdade, não é uma coisa ou outra, são um conjunto de fatores e hábitos, entre os principais estão:

• alterações hormonais — inclusive, o uso de pílula pode influenciar;

• idade, em geral, depois dos 30 anos, quando a pele começa a perder o colágeno, a celulite pode se tornar um problema recorrente. Mesmo para aquelas mulheres que têm uma vida saudável.

• questões de microcirculação e metabolismo;

• predisposição genética, se sua mãe ou irmã sofre com o problema, é mais provável que você também tenha

• alimentação inadequada com excesso de gordura e açúcar;

• sedentarismo — a falta de movimento piora a circulação, aumenta a flacidez e aí isso é um prato cheio para celulite;

• alcoolismo e cigarro;

• obesidade;

•excesso de sal;

• estresse, que causa mais inflamação à nossa pele

Como tratar a celulite?

Uma vez que os fatores que provocam a celulite são variados, existe um combo de cuidados a se ter com a pele. Vou falar sobre eles a seguir.

1) Melhorar a alimentação

O ideal é ingerir mais proteínas, frutas, legumes, verduras e fibras e pouca ingestão de açúcar e gordura. Alimentos ricos em fibra dão mais sensação de saciedade, o que faz você comer menos "besteiras" entre as refeições, como as versões integrais de pão, arroz e biscoitos.

Além disso, vale tomar mais água, que permite ter um bom funcionamento do intestino. Chá verde também pode trazer alguma melhora. O importante é evitar o açúcar e as gorduras em excesso. Se você comer frituras ou doces num dia, maneire nos próximos. Também é essencial pedir ajuda a um nutricionista — nada de fazer dieta por conta!

2) Praticar atividade física

Ela ajuda a mandar embora o excesso de gordura e traz mais firmeza à pele. O ideal é conversar com um professor de educação física e fazer um combo, unindo aeróbicos e musculação.

Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e bicicleta, diminuem a gordura e aumentam a oxigenação dos tecidos. Já a musculação e exercícios que fortalecem a musculatura (como o pilates) tornam a pele mais firme e menos flácida, o que ajuda bastante também.

3) Frequentar seu dermatologista

Mesmo pessoas (mulheres, principalmente) que comem saudável, fazem esporte, bebem apenas socialmente e não fumam têm celulite. Para aliviá-la, alguns tratamentos fazem toda a diferença e seu dermatologista pode indicar a melhor pedida para seu corpo. Entre os tratamentos, estão:

Drenagem linfática: ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor - ou seja, filtra o excesso de líquido e de toxinas que ficaram retidos nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fizesse uma limpeza em seu organismo.

• Sculptra: feito a partir de ácido l-polilático injetado na derme com a função de preencher os furinhos causados pela celulite, nivelando a pele. Outra função desse procedimento é que ele estimula a pele a fabricar mais colágeno, tornando a área tratada bem mais firme.

• Ultrassom macrofocado: é um procedimento não invasivo para amenizar a flacidez e a gordura corporal localizada. Este ultrassom consegue atingir as camadas mais profundas da pele, melhorando a produção do colágeno. A boa notícia é que este tratamento é uma opção para se fazer mesmo no verão.

* Radiofrequência: muito conhecido no tratamento de celulite, a radiofrequência aquece nossa pele e melhora a produção de colágeno, diminuindo a flacidez.

Para cuidar da sua celulite, lembre-se de olhar para sua saúde como um todo. Antes de tomar decisões por conta própria, converse com um médico, combinado?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.