Reflexão e Fé

Invadiram a Igreja

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

13/02/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Um grupo com bandeiras do PT e do PCdoB, liderado por um vereador do PT de Curitiba, no dia 05 último, segundo reportagens publicadas, invadiu e interrompeu uma missa da igreja do Rosário na cidade de Curitiba para fazer um protesto, usando de palavras de ordem e acusando os fiéis presentes de racistas e fascistas. Apesar do padre ter pedido educadamente que não tumultuassem o momento litúrgico e sagrado para os católicos, os líderes do movimento incentivaram e intensificaram à agressividade. O Código Penal art. 208 condena esse tipo de invasão e manifestação: "Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso". Esse tipo de manifestação invasiva, agressiva e desrespeitosa é absolutamente estranha em nossa nação. Esse ato condenável viola a proteção básica dos locais de culto e à liberdade religiosa que são direitos fundamentais previstos não só em nossa Constituição, mas também em tratados internacionais.

CONTRA PRECONCEITOS

Ao longo do século 20 a humanidade presenciou importantes momentos que ajudaram a marcar a luta contra preconceitos que permearam os povos há séculos. Nos dias atuais, em plena luta contra preconceitos, na qual praticar, induzir ou incitar a discriminação seja de qualquer teor social, raça, cor, etnia ou religião é crime. Deveria ser natural do ser humano o desejo de conhecer o passado, mas parece que esse desejo não existe. Consoante a isso, disse Confúcio: "Se queres prever o futuro, basta estudar o passado".

A IGREJA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL

A Igreja cristã promove a reflexão, cultura e arte. Incentiva cuidados médicos, econômicos e oferece serviços de bem-estar. Na história a Igreja inspirou as ciências humanas e exatas. A Igreja promove o cuidado espiritual ao proclamar as boas novas e a reconciliação do homem com Deus, o Criador. A Igreja cuida dos sentimentos alheios, ajuda a curar as feridas emocionais de pessoas e famílias sofridas, enlutadas e nos mais distantes locais e dos mais pobres sem acesso a psicologia. A Igreja exerce um papel social fundamental no fortalecimento da família que é a base de uma sociedade saudável. A Igreja chega aonde o Estado passa longe. A Igreja sustenta e ampara milhares de lares, suas crianças, adolescentes e idosos. A Igreja realiza campanhas de solidariedade levando alimento, abrigo, roupas, remédios e educação aos marginalizados. A Igreja trabalha arduamente na recuperação do capital moral. A Igreja não só ensina a virtude, como catalisa a ação moral. A Igreja contribui em grande medida no desenvolvimento da nação. A Igreja como protagonista trabalha incansavelmente na recuperação de dependentes químicos, no enfrentamento da epidemia do consumo de drogas que causa consequências devastadoras. A Igreja por meio do Evangelho de Cristo, visa alcançar o homem em sua integralidade. A práxis da Igreja no Brasil é de fundamental importância em nosso contexto social.

SAL E LUZ

Desempenhando a sua vocação de ser a diferença como o Sal da Terra e Luz do Mundo, a Igreja merece respeito. Templos têm sido banalizados sob a visão ateísta de que a fé é desprezível. Mas seja qual for a cosmovisão de determinados grupos céticos e politizados, o fato é que todos os direitos e locais religiosos devem ser preservados e respeitados. Essa invasão de militantes políticos a uma igreja católica em Curitiba durante uma missa é um atentado ao direito à vida eclesiástica. Não podemos nos calar achando que esse ato violento, criminoso seja normal. A sociedade deve reagir e exigir com rigor toda ordem pelos meios legais. Caso não haja punição, abrir-se-á precedentes para novas agressões semelhantes. Repudiamos tamanha afronta. Expressamos nossa solidariedade à igreja católica do Rosário e aos fiéis-vítimas presentes. Que os responsáveis pelo vandalismo público e moral sejam identificados e responsabilizados na forma da lei. Por fim, o cristianismo sempre será o nosso maior legado, porque através da Graça de Cristo a humanidade pode receber a inestimável herança da salvação eterna, afinal para isso Cristo morreu e ressuscitou. Preservar adequadamente essa herança celestial exigirá respeito renovado em se manter a liberdade de culto, através dos princípios democráticos que a sustentam

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.