Conversando com o Bispo

1.º Quar. C - Quaresma, preparação para a Páscoa

06/03/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Na Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, começou o tempo da Quaresma. São quarenta dias de preparação para a Páscoa, a celebração maior do mistério de Cristo, sua paixão, morte e ressurreição. Na Missa de Cinzas foi lido o profeta Joel, conhecido como o profeta da Quaresma. Diante da calamidade que se abateu sobre a terra de Judá, da qual a invasão de gafanhotos foi um sinal, o profeta convida a comunidade à conversão. Ele faz forte apelo à penitência, conclamando o povo a usar vestes de saco e luto, ao jejum e à oração comunitária com a oferta de súplicas e oblações ao Senhor. Eis, por exemplo, como o profeta se dirige ao povo: "Agora, portanto - oráculo de Javé - retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e gritos de luto. Rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a Javé, vosso Deus, porque Ele é bondoso e misericordioso, lento para a ira e cheio de amor, e se compadece da desgraça" (Jl 2,12-13).

A realidade que se apresenta ao profeta é esta: a praga dos gafanhotos, a crise política e social, o sofrimento do povo. Lendo esses sinais à luz da fé em Javé, ele vê o pecado por trás disso tudo, convida à conversão e anuncia o perdão e a misericórdia de Deus, e, por fim, a bênção divina que afasta o flagelo e devolve a abundância de bens.

A nossa realidade de hoje não é muito diferente: temos a praga da Covid, a crise política, econômica e social, a guerra da Ucrânia, e o sofrimento dos pobres. Então, vêm as perguntas: À luz da nossa fé, o que estes sinais do nosso tempo nos querem dizer? Que sentido nos dão para a nossa vida? Que caminhos de saídas nos apontam?

A Quaresma toma a Palavra de Deus para iluminar os nossos dias de hoje, essa realidade que se nos apresenta tão dramática, desafiadora e causadora de tantos sofrimentos e angústias, e para assim nos ajudar na leitura dos sinais do nosso tempo. Ela aponta dois caminhos de saída e libertação do flagelo: a conversão penitencial e o cuidado com a vida, desde a vida da natureza até a vida humana e a vida eterna.

Na Quaresma a Igreja nos convida à conversão que começa pela decisão de reconhecer o próprio pecado e admitir a própria culpa, segue pela prática dos exercícios espirituais da oração, penitência e caridade, e termina com a confissão sacramental.

No Evangelho da Missa deste primeiro domingo da Quaresma - Lc 4,1-13 - São Lucas conta que Jesus, vencendo as tentações, nos ensina que a experiência da tentação, dos sofrimentos e provações nos ajudam a entender o processo mediante o qual Deus nos cura, nos liberta e salva. O Espírito conduziu Jesus através do deserto durante quarenta dias, onde foi tentado pelo diabo. No deserto Jesus passou quarenta dias e noites em oração e jejum, e depois disso teve fome e o tentador veio para tentá-lo. A primeira tentação está ligada à fome: O diabo lhe disse: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão". Replicou-lhe Jesus: Está escrito: "Não só de pão vive o homem". Na segunda vem à tona a riqueza. O "demo" lhe mostra do alto de um monte os reinos deste mundo e o instiga: "Eu te darei todo poder sobre esses reinos, porque tudo isso me foi entregue e eu posso dá-lo a quem eu quiser, mas sob a condição de tu te prostrares diante de mim e me adorares. Replicou-lhe Jesus: Está escrito: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto". A terceira tentação toca a questão do poder: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui para baixo, porque está escrito: "Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, para que te guardem e para que não tropeces em alguma pedra". Jesus respondeu: Foi dito: "Não tentarás ao Senhor, teu Deus". Terminada toda tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.