Conversando com o Bispo

3º Qua. C - Vida estéril

20/03/2022 | Tempo de leitura: 3 min

No Evangelho da santa Missa de hoje - Lc 13,1-9 - Jesus conta a parábola da figueira estéril. Um proprietário tinha uma figueira plantada no meio de sua vinha que, lamentavelmente, não produzia frutos. O dono ordenou ao vinhateiro cortá-la para que não continuasse a ocupar inutilmente o terreno. Uma decisão sensata. Afinal para que serve uma figueira estéril? O empregado, no entanto, pediu ao patrão para esperar por mais um ano, porque ele haveria de cuidar dela, dando-lhe um trato especial com adubo e água. Depois disso, ponderou ele, pode ser que ela venha a dar frutos. Se não der, então tu a cortarás.

A lição passada por Jesus aos seus ouvintes parece muito clara no tocante à qualidade e utilidade da nossa vida neste mundo. Para que serve uma vida que não produz frutos bons? Eis a advertência: Cuidado com o modo como vocês vivem a vida! Uma vida estéril é tão inútil quanto uma figueira estéril. Igualmente, para que servem um cristianismo estéril e uma fé estéril?

Pai do céu, porém, como é bom e paciente, dá aos seus filhos e filhas tempo e condições, aguardando que se convertam e produzam bons frutos. Quem não aproveitar o tempo oportuno e as condições favoráveis perecerá do mesmo modo que a figueira estéril. É o que nos ensina Jesus.

A vida que temos aqui e agora é dom de Deus para produzirmos frutos de glória e louvor ao Senhor, de bem e de vida a nós e aos outros. Se até agora pouco ou nada fizemos de bom ainda é tempo de recomeçar, assim São Francisco de Assis, pouco antes de morrer, ensinava os seus confrades.

Quaresma é tempo de conversão: Como Jesus adverte no Evangelho de hoje: "Se não vos converterdes, todos vós perecereis". A Quaresma é esse tempo oportuno de espera e de cuidado com que cada um de nós deve se tratar buscando conversão de vida, arrependimento dos erros e pecados e comprometimento com uma vida nova, útil e produtiva, santa e solidária com os sofredores, rumo à Páscoa. O Papa Francisco nos propõe: "Hoje, mantendo o foco no bem comum, é necessário que a política e a economia, em constante diálogo entre si, se coloquem a serviço da vida, da vida humana e a vida da criação, nossa Casa comum".

Campanha da Fraternidade (CF) 2022: A CF deste ano convida os cristãos a valorizarem a educação, com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor" (Pr 31,26). Ela focaliza não somente a educação na escola, mas também na família e na Igreja. O distanciamento social provocado pela Covid 19 trouxe prejuízos escolares e de catequese às crianças e jovens que tiveram que se afastar das escolas e das paróquias e permanecer muitos meses em casa. Agora a CF veio ajudar os cristãos a unirem forças para promover o retorno deles à escola e às comunidades religiosas. O Papa Francisco por ocasião da abertura da CF 2022 enviou mensagem ao Brasil, desejando "Que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem no coração dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.