Conversando com o Bispo

5º Quar. C - Quem Estiver Sem Pecado Atire A Primeira Pedra

03/04/2022 | Tempo de leitura: 3 min

No Evangelho da santa Missa de hoje - Jo 8, 1-11 - Jesus encontra-se com a mulher pecadora, a que foi surpreendida em adultério. Os mestres da lei e os fariseus lembraram a Jesus que segundo a lei de Moisés tais mulheres deveriam ser apedrejadas. E lhe perguntam: "Que dizes tu? Perguntavam isso para experimentar Jesus e terem motivo de o acusar". A resposta de Jesus permanece na história como antológica e paradigmática: "Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". Todos se retiram um atrás do outro a começar pelos mais velhos, escreveu o evangelista. E Jesus perguntou à mulher: "Ninguém te condenou? Ela respondeu: Ninguém, Senhor. Então, Jesus lhe disse: Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais". Com razão alguém, hoje, poderia questionar essa lei de Moisés, chamá-la de injusta, machista. Jesus não entrou nesse mérito. Poderia reconhecer de fato que essa lei não constava dos Dez Mandamentos e, talvez, exagerando, justificar que Moisés a teria decretado para resolver alguma questão pontual daquele tempo. Assim como dissera, em outra oportunidade, que Moisés autorizou a concessão do certificado de divórcio "por causa da dureza do coração das pessoas daquele tempo", como quando falou sobre a união matrimonial noutra polêmica com seus opositores. No entanto, nesse momento, Jesus deixou evidente que ninguém escapa de ser tido como pecador. Também quanto ao adultério pecam tanto a mulher quanto o homem. Por isso, Jesus disse-lhes: quem não tiver nenhum pecado, seja desse tipo ou de outro, atire a primeira pedra. Mas todos se retiraram de cabeça baixa, com o rabo entre as pernas, na comparação feita pelo caboclo, a começar pelos marmanjos, os mais velhos. E Jesus falou à mulher adúltera. Eu também não te condeno, vá em paz, mas não peques mais. Jesus não disse que ela não pecou. Não há dúvida de que ele deixou claro que todos somos pecadores. Se é verdade que dentre todas as criaturas o homem é a principal, nem por isso ele deixa de cometer pecados, pois é a única criatura que tem o livre arbítrio. E para apagar o pecado Jesus veio trazer o perdão de Deus aos arrependidos. Um paradoxo que só o cristianismo explica, porque por esse meio Deus manifesta o seu grande amor. Santo Agostinho, contemplando esse mistério, assim se expressou: "Ó feliz culpa, que nos trouxe tão grande Salvador!" Da alegria do homem redimido, o deus falido por seu pecado, mas salvo, e não o super-homem que não tem pecado, todas as demais criaturas participam.

Oração da Campanha da Fraternidade 2022 -

Fraternidade e Educação

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz. Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.