Reinaldo Cafeo

PIX parcelado

17/04/2022 | Tempo de leitura: 3 min

O PIX, modelo de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central, caiu no gosto do brasileiro, e já foi utilizado por mais de 50 milhões de brasileiros. Gradativamente vêm adquirindo mais facilidades tanto para o público, como para o mercado financeiro. A última novidade é o PIX parcelado. Na prática funciona como uma linha de crédito para pessoas físicas e jurídicas, similar ao cartão de crédito, porém o dinheiro é descontado diretamente na conta do contratante.

Como todo crédito tem juros

O cliente ao utilizar o PIX parcelado tomará uma linha de crédito, parcelando os valores para pessoas físicas ou jurídicas em até 24 meses, com juros que variam conforme o perfil do contratante: mais risco, maior a taxa de juros. Mesmo sem ter sido regulamentado pelo Banco Central, alguns bancos já oferecem a modalidade, com juros a partir de 1,59% ao mês.

Inflação na Rússia

A inflação na Rússia acelerou para 17,49% nos 12 meses até os primeiros dias de abril. O patamar anterior era de 16,70%. As sanções promovidas pelo Ocidente têm impacto diretamente a oferta de produtos no mercado russo, elevando os preços. Um preço adicional que o cidadão russo paga pelo conflito com a Ucrânia.

Inflação no mundo: média de 12,6%

Todas as projeções para inflação para este ano não estão se concretizando. As ações dos bancos centrais mundo a fora apontavam para desinflação já a partir de abril, contudo, o conflito entre Rússia e Ucrânia tem adiado a redução da carestia. Com abalos na produção de trigo, milho, cevada e óleo de girassol, a inflação média para os principais países do mundo atingiu 12,6% em março. A comida teve alta de 34%.

Inflação prejudica os mais pobres

Sem excedentes financeiros, portanto, não conseguindo proteger o poder de compra do dinheiro, os mais pobres é que sentem mais os efeitos da inflação. A cada elevação nos preços o consumidor de menor renda compra menos produtos e serviços. Isso torna o básico, a alimentação, mais pobre em nutrientes, sem contar a perda na qualidade de vida. Combater a escalada de preços é papel fundamental das equipes econômicas e todo esforço nesta direção deve ser implementado.

Varejo surpreende positivamente

O crescimento de 1,1% no mês de fevereiro, último dado disponível, na comparação com janeiro deste ano, surpreendeu positivamente o mercado. Das oito categorias pesquisadas pelo IBGE, somente duas sofreram retração no período. A maior mobilidade dos consumidores, ajudou no desempenho.

Já o volume de serviços veio negativo

O IBGE também divulgou dados do volume de serviços em fevereiro e veio negativo em 0,2% na comparação com janeiro deste ano. Das cinco atividades pesquisas, duas delas puxaram o índice para baixo: serviços de informação e comunicação recuaram 1,2% e outros serviços tiveram desempenho negativo em 0,9%.

Sem dados da prévia do PIB e sem Boletim Focus

Com a greve dos servidores do Banco Central, O IBC-Br, prévia do PIB, não foi divulgado. Assim o mercado ficou sem parâmetro para avaliar como poderá fechar o primeiro trimestre deste ano. Também não está sendo divulgado o Boletim Focus, que traz as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos.

Mude já, mude para melhor!

Páscoa ressurreição, renascimento. Hoje é dia de refletirmos como nos comportamos no dia a dia. Este dia tem que nos inspirar a entender que não somos nada, mas que é possível, praticando o bem, renascermos. É preciso um olhar crítico sobre o nosso comportamento, e a partir dele, passar a ter uma nova atitude, levando o bem e a felicidade a todos. Sempre é tempo para mudar, e hoje mais ainda. Mude já, mude para melhor! Uma Santa Páscoa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.