Coluna Animal

Maus-tratos aos bovinos do ex-Presidente da Cohab Gasparini e outros crimes ambientais

30/04/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal desta semana vai abordar o caso dos bois da Cohab, pertencentes à família Gasparini. Por meio de denúncia, foi constatado o crime de maus-tratos em relação a esses animais.

Todos os animais são sujeitos de direitos, são seres sencientes. Tem direito à vida, direito a terem acesso a alimentação, suplementos, água, cuidados veterinários, proteção contra sol e chuva, enfim, todos tem direito a terem uma vida digna, sem exceção. Direitos esses previstos na Declaração Universal dos Direitos Animais, promulgada em 15 de outubro de 1978, e pela própria Constituição Federal de 1988, ao vedar a crueldade.

A ONG Naturae Vitae, de Bauru, esteve na fazenda no município de Avaí, próximo a Bauru, acompanhada da Policia Civil e de um médico veterinário para constatar as condições em que se encontravam os animais. Eles foram encontrados no pasto, sem nenhum coxo para alimentação/suplementação alimentar e, também, sem hidratação, pois o único ponto de água potável é através de uma nascente de difícil acesso, não havendo água em quantidade suficiente, e que acabou sendo contaminada por carcaças de animais que morreram ao tentarem se hidratar, já doentes por falta de mineral. Foi verificado, na diligência, também animais doentes e sem qualquer tipo de cobertura para abrigamento.

Não há, no local, estrutura básica para contenção, visando realização de manejo como contagem, cura de ferimentos, atendimento e procedimentos veterinários dos mesmos. Afora dos crimes de maus-tratos, também foram verificados outros crimes, como degradação de mata riparia, assoreamento da nascente e contaminação da água da nascente.

O médico veterinário ficará responsável pela elaboração de um laudo técnico para auxiliar a Policia Civil na investigação do crime. Já foi realizado o Boletim de Ocorrência para dar ciência à Policia Civil sobre o crime de maus-tratos e condições gerais. As biólogas da ONG também irão fazer laudo das condições ambientais e, por meio destes, a autoridade policial fará sua perícia indireta. Prazer poder ajudar esses animais e auxiliar na instrução do inquérito.

Os animais merecem respeito. Sempre é importante ressaltar!

Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que colaboram conosco nesse caso, na denúncia diligências e na investigação de crime: Delegados Dr. Dinair da Silva, da Delegacia do Meio Ambiente em Bauru; Delegado Dr. Giuliano Travain, da Delegacia de Avaí; Investigador Adilson Restanho; e toda polícia civil. O Médico Veterinário Dr. Gabriel Lima; as biólogas Fátima Schoroeder e Rosangela Bittencourt; a todos os jornalistas que estão acompanhando o caso, em especial ao Jornal da Cidade, por trazer a notícia em primeira mão; aos advogados animalistas que compõe o corpo jurídico da ONG neste caso, Dra. Ana Luiza Ortiz, Rafael Telles, Juliana Lima, Leticia Filpi, Carol Mattos Galvão, Gisele Greco, Pâmela Antunes, Dado Mattos, Gabrielle Rosa, Hyara Lorca, Gustavo Zapaterra, Patricia Marta Conchinelo, Taylise Zagatto, Daniella S Lopes, William Peres Baratela, Kris Fernandez, Mariana Fraga Zwicker, Vanderlaene Domingues Valesin e, em especial, Dr. Hermann De Barros Schroeder e a todos os demais advogados animalistas que colaboram de forma discreta.

Por fim, agradecemos Wagner Limão e Gerson Ricardo, e as ativistas pelos direitos dos animais Mariana Zampieri e Karina Somaggio, da ONG Abraço Animal, que também estão ajudando bastante.

Thaís Viotto - OABSP 356.564 - Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

E-mail: comupda@gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/comupda.bauru/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.