Reflexão e Fé

Dia do Trabalho

01/05/2022 | Tempo de leitura: 4 min

É necessário fazer uma pausa semanalmente do nosso trabalho e descansar. Além do mais é preciso refletir sobre por que fazemos o que fazemos. Sobre isso, Paulo, o apóstolo, destaca três pontos a respeito do trabalho que vale apenas refletirmos nesse Dia do Trabalho:

TRABALHAMOS PARA NÃO SER UM FARDO

Se você não faz sua parte para alimentar-se e continuar alimentando-se, decerto está contando com alguém para lhe fornecer comida. O mesmo acontece com roupas, moradia, lazer, internet. Mas uma das motivações cristãs para trabalhar em nossos empregos é poder sustentar a nós mesmos, além de nossas famílias (I Timóteo 5.8) e jamais sermos um fardo para os outros. O apóstolo relata que enquanto esteve entre os moradores de Tessalônica, ele e seus amigos "Nem de graça comeram o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não serem pesados a ninguém" (cf. II Tessalonicenses 3.8). Isso significa dizer que noite e dia Paulo e os seus companheiros trabalhavam, fazendo tendas, enquanto também exerciam o ofício apostólico na propagação do Evangelho, tudo isso para não serem um fardo aos outros. É trágico quando uma pessoa se aproveita da outra premeditadamente. É uma desgraça quando as pessoas ao nosso redor tem essa impressão de nós. Obviamente que enfrentamos momentos em que doenças, deficiências ou circunstâncias atenuantes nos impedem de trabalhar, mas na normalidade, o cidadão responsável, ainda mais aqueles que se dizem seguidores de Cristo, se dispõem ao trabalho com alegria e energia para cobrir suas próprias necessidades e jamais se tornar um fardo para os outros.

TRABALHAR PARA COMPARTILHAR

Não apenas desejamos não ser um fardo para os outros, mas queremos exceder o que é esperado, não apenas suprindo nossas próprias necessidades, mas adquirindo o suficiente para poder compartilhar com os outros. O mesmo Paulo escreve aos Efésios 4.28: "O ladrão não furte mais, antes trabalhe, fazendo o trabalho honesto com as próprias mãos e que tenha o que repartir com o necessitado". Na verdade nesse ponto o apóstolo está apresentando o poder transformador do evangelho, a graça do evangelho aplicada na vida daqueles que seguem a Cristo, e que assim passam a trabalhar não apenas pelo o que é justo e digno em favor de si mesmo, mas que vai além mostrando-se solidário e misericordioso aos outros. Nesse dia do trabalho é de fundamental importância esclarecer que a visão cristã a respeito do trabalho é profundamente orientada pelo comportamento altruísta. Isso significa que não apenas rejeitamos sobrecarregar os outros, mas em especial queremos aliviar os fardos dos outros. Logo a perspectiva cristã não está em somente conquistar a minha parte, mas também de ser capaz, com o coração livre, de cooperar na soma da parte do próximo necessitado.

EM CRISTO O NOSSO TRABALHO NÃO É EM VÃO

Em I Coríntios 15.58 está anotado: "Sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é em vão". É algo profundo vislumbrar que para Deus o nosso trabalho nunca é em vão. É estimulante ter a convicção de que nossos esforços e energias nunca são desperdiçado aos olhos do Criador. Na ótica do Eterno o nosso trabalho é demasiadamente importante. No trabalho é onde ganhamos o nosso dinheiro, mas o humilde reconhecedor sabe que tudo pertence a Deus. Nesse aspecto somos administradores, inclusive da vida, do nosso corpo que recebemos. Você é um administrador! Portanto, através do seu trabalho transforme seus ganhos em uma fonte abundante de generosidade e jamais de egoísmo. Não trabalhe apenas para ganhar e guardar. Trabalhe para ganhar, guardar, dar e investir em empreendimentos que exaltem a Cristo, porque nele o seu trabalho não é em vão. Então aproveite esse dia e se mostre grato ao Altíssimo pela vida, saúde e trabalho. Aproveite e seja uma pessoa grata no trabalho. Não seja um dos reclamões. Deixe sua gratidão transbordar. Seja conhecido como alguém que exala humildade e gratidão em seu trabalho. O que quer que você faça em seu trabalho, seja para exaltar o Criador. Então nesse dia, que Deus nos dê a resolução de descansar bem e nos dê também a graça de voltar amanhã - para nossa alegria e necessidade, para o bem dos outros e para a glória daquele que trabalhou por nossa criação e salvação eterna.

Hugo Evandro Silveira

Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril.

E-mail: hugoevandro15@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.