Reflexão e Fé

Você irá decepcionar

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

29/05/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Muitas vezes fazemos escolhas baseadas no medo e não na razão, menos ainda na fé em Deus, que deveria ser natural para aqueles que creem. O medo, o receio de não agradar nos leva concordar com muitos compromissos que não queremos e nem podemos. Isso acaba causando stress, ansiedade, mau humor.

O MEDO CONDUZINDO AS ESCOLHAS

Sempre que o medo dirige nossas escolhas, precisamos reconhecer isso como uma bandeira vermelha de que não estamos andando bem. Na contra mão do medo em João 14.27 Jesus dirige palavras profundas aos que o seguem: "Deixo-vos a paz; minha paz eu te dou. Não como o 'sistema' dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". Quando Jesus oferece essas palavras aos seus discípulos, ele sabe muito bem as dificuldades que eles estão prestes a enfrentar. Ele falou suas preciosas palavras a respeito de paz a seus discípulos porque sabia que eles, assim como nós, teriam medo. Na verdade sabemos como é a história dos discípulos - cada um deles por medo, acabaram abandonando Jesus no momento que precedeu a crucificação. O medo nos leva a fazer escolhas nada boas. Quando estamos com medo, agimos por autopreservação e autoproteção, e não por uma convicção sincera. Muitas vezes na ânsia de agradar pessoas nos perdemos em nossas decisões. O apóstolo Paulo faz uma advertência especial à esse respeito: "Estou agora buscando a aprovação de pessoas ou de Deus? Estou tentando agradar pessoas? (cf. Gálatas 1.10). Ele faz uma reflexão no sentido de que devemos procurar agradar prioritariamente a Deus que resultará em bênçãos para alma.

COMO DESTRAVAR O MEDO DE DECEPCIONAR

Jesus estava orientando seus discípulos a receberem a sua paz. Ele sugere o mesmo a nós hoje. Como podemos viver isso na prática? Como podemos destravar o nosso coração do medo de decepcionar, concordando com pessoas e coisas que não serão boas para nós? Como nos libertamos de querer agradar pessoas? Nas palavras de Jesus devemos mergulhar em seu ensino a fim de discernir os atalhos da vida na cosmovisão da palavra de Deus, em vez de se aventurar naquilo que é bom e agradável aos outros e, até a nós mesmos. O que Jesus quer nos ensinar é a transcendência de que embora possa parecer temporariamente benéfico concordar em fazer, dizer ou se envolver em coisas aqui na terra para agradar os outros e a nós mesmos, a verdade é que ninguém têm poder de nos salvar, nos livrar, nos satisfazer e nos dar plenitude à alma; somente Cristo pode fazer isso, e ele promete nos recompensar eternamente quando o seguirmos prioritariamente. Quanto às pessoas ao seu redor, saiba que mesmo intencionando sempre o bem como dever, você irá decepcionar. É inevitável.

PEÇA A OUTRAS PESSOAS PARA AJUDÁ-LO A DIZER NÃO

Precisamos pedir a outros que nos ajudem a fazer a difícil escolha de dizer não quando precisamos. É difícil dizer não quando iremos decepcionar a quem gostamos - especialmente quando o pedido é inerentemente bom. Mas não podemos dizer sim a tudo o tempo todo, e muito menos agir somente pelo medo de frustrar os outros. Peça ao cônjuge, aos amigos, aos familiares, ao padre, ao pastor, ao terapeuta para ajudá-lo a responder os pedidos com sabedoria e verdade, em vez de apenas dizer sim pelo medo de decepcionar a quem pede. Paz e medo não podem coexistir no coração ao mesmo tempo. No lugar do medo de decepcionar os outros, Jesus nos ensina a descansar e sermos verdadeiros nEle. Quando buscamos a Cristo e seu reino por meio de sua palavra - através de uma perspectiva eterna- somos capacitados a dizer sim ao que Deus nos chamou, e não ao que não nos pertence a fazer, naquilo que as pessoas exigem que façamos. Embora possamos desapontar temporariamente os outros, podemos seguir em frente com confiança, sabendo que estamos sendo verdadeiros conosco mesmos e sobretudo procurando agradar o nosso Criador obedecendo à sua Palavra. Cristo nos dará sua paz aqui na terra, juntamente com a promessa de recompensa eterna, à medida que o seguirmos e o obedecermos. Portanto, não tem como fugir dessa realidade, você irá decepcionar as pessoas que nutrem expectativas que vão além da sua objetividade e capacidade. A decepção faz parte da experiência humana. Não tem como viver sob pressão de agradar regularmente os outros. Viva em paz e sob a verdade, na graça de Jesus.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.