Conversando com o Bispo

Ascensão do Senhor - Ano C

29/05/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Neste domingo celebramos a Ascensão do Senhor ao céu, plenitude da Páscoa, sua volta para junto do Pai, onde está sentado à direita de Deus, e de onde com o Pai enviou o Espírito Santo aos Apóstolos, em Pentecostes, solenidade que comemoraremos no próximo domingo. A Trindade Santa congrega na Igreja a humanidade, acompanhando-a, iluminando-a e fortalecendo-a nesta sua caminhada histórica rumo à glória do céu para a convivência eterna, plena e feliz com Deus.

Depois da Páscoa, Jesus ressuscitado apareceu aos Apóstolos e, durante quarenta dias, lhes ensinava a respeito do Reino de Deus. São Lucas de quem ouvimos essas palavras tiradas da primeira leitura da Santa Missa de hoje (At 1,1-11) vai narrando que Jesus pediu aos Apóstolos para não se afastarem de Jerusalém até a vinda do Espírito Santo Paráclito. Segundo seu relato, Jesus mesmo diz a eles o seguinte: "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias... Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra" (At 1,5-8). E, logo depois desta fala, Jesus foi elevado ao céu, à vista deles (v.9). Foi quando dois homens com vestes brancas apareceram no céu e deram aquela bronca nos Apóstolos (vv.10-11). A mensagem, como apresentada acima, era clara: a missão de Jesus estava sendo passada para a sua Igreja. Na narração da Ascensão São Lucas conta no trecho evangélico da Santa Missa de hoje - Lc 24,46-53 - que Jesus, o Sumo Sacerdote, num contexto litúrgico, penetra no Santo dos Santos, ao mesmo tempo em que os discípulos, como assembleia, se prostram e continuam o seu louvor no templo. São Lucas observa que Jesus: "Depois levou-os até Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. E enquanto os abençoava, distanciou-se deles e era elevado ao céu". Parecia como que o rito final da grande liturgia que Jesus Cristo realizara: o serviço da salvação da humanidade culminada em sua morte e ressurreição. É o mesmo evangelho segundo São Lucas que faz Jesus dizer antes de subir ao céu: "Assim está escrito que o Messias devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que, em seu nome, fosse proclamada a conversão para a remissão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso".

A exaltação de Jesus, elevado ao céu, não significa que Ele se ausentou do mundo e de nós. São Mateus, por sua vez, termina seu Evangelho com as seguintes palavras: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20). Ora, isso significa que ele continua presente entre nós. A Ascensão dever ser entendida não como uma despedida, mas como um jeito de Jesus ir e, ao mesmo tempo, permanecer. Pois Jesus não chegou ao fim da história, nem pode chegar. O que se encerrou sim foi sua presença visível neste mundo. Mas o Jesus Ressuscitado, o Jesus da fé, continua sempre vivo e atuante na Igreja e nas comunidades de fé. A partir da Ascensão, a presença de Jesus se dá através da ação das comunidades que creem nele, da obra evangelizadora da Igreja, dos gestos e atitudes dos Apóstolos e discípulos de hoje.

Hoje, também, é o dia mundial das comunicações sociais. A comunicação diz respeito à Igreja, cuja missão é evangelizar. Antes, porém, de anunciar, a Igreja necessita escutar, ouvir a Palavra de Deus, nela meditar, com ela rezar e por ela operar fazendo o bem e anunciando o Evangelho. "Escutai" é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em sua mensagem o Papa Francisco destaca a "escuta" como uma das atitudes fundamentais para a boa comunicação. Ele nos convida a crescer sempre mais nesta direção: "na escuta uns dos outros, e todos, juntos, escutando o que diz o Espírito, para assim respondermos, de forma fecunda, aos desafios da evangelização hoje".

Prezado leitor e leitora, quando nos reunirmos em assembleia litúrgica neste domingo, dia mundial das comunicações, rezemos com a Igreja suplicando ao Senhor que ajude nossa comunidade a reaprender o valor da escuta, que gera comunhão, conduz à verdade e supera os preconceitos, respondendo: "Cristo, elevado ao céu, atraí-nos a vós e abençoai-nos".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.