Conversando com o Bispo

Pedro, sobre esta pedra edificarei a Igreja

03/07/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A Igreja celebra hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos e Mártires, que estão na origem da nossa Igreja. A Liturgia comemora juntos São Pedro, o chefe da Igreja, e São Paulo, o Apóstolo dos gentios. No entanto, popularmente, nosso povo festeja hoje, principalmente, São Pedro. São Pedro, Santo Antônio e São João Batista são os três santos festejados pelo Brasil afora com as tradicionais festas populares de Missas, rezas, procissões e arraiás com fogueiras, rojões, danças e comidas típicas dos tempos do Brasil Colônia. Quem não gosta destas festas juninas e julinas de nossos santos mais populares que expressam a nossa tradicional identidade cristã? As meninas se vestem lindamente de "Maria Chiquinha" e os meninos adequadamente de "Chico Bento". E vem lá pipoca, amendoim, broa, batata doce, paçoquinha, quentão, chocolate quente. E solta rojão, pula fogueira e roda quadrilha e música. Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro! Os evangélicos fingem que não se lembram dos bons tempos e os crentes nem dão bola, mas juntam-se louvando a Maria.

No Evangelho da Missa - Mt 16,13-19 - Jesus pergunta aos discípulos: "E vós, quem dizeis que Eu sou?" Simão respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

Nós, cristãos católicos, somos muito felizes, porque temos como "pedra angular" de nossa Igreja, Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre, e "pedra fundamental", Pedro e seus sucessores. Assim sendo, na nossa santa Igreja, por vontade divina, o ministério apostólico foi exercido a começar pelos dozes, depois também por Paulo, Timóteo e por aqueles que se juntaram a eles ou os sucederam através dos tempos.

Assim nos ensina nosso Catecismo: "O Papa é o sucessor do apóstolo São Pedro, bispo de Roma. Como São Pedro fora o primeiro entre os apóstolos, o Papa, seu sucessor, tem a presidência do colégio dos bispos. Sendo o Vigário de Cristo (que está no seu lugar), o Papa é o pastor supremo da Igreja" (n.141). Roma foi a sede da Igreja que Pedro dirigiu e o lugar do seu martírio, como também do apóstolo Paulo; tornou-se a sede temporal da Igreja Católica. Seu Bispo tem sido o Papa, cabeça da Igreja, como Francisco o é hoje. O Concílio Vaticano II afirma que: "O Romano Pontífice, em virtude de seu cargo de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, tem poder pleno, supremo e universal sobre a Igreja" (Lumen Gentium, 22). Afirma também que ele "é o princípio e o fundamento perpétuo e visível da unidade, quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis" (idem, 23). São Pedro e São Paulo representam as duas dimensões do apostolado, diferentes, mas complementares, que estão na base da edificação da Igreja. Falando simplificadamente, em Pedro aparece o carisma da "responsabilidade institucional" e em Paulo, o da "criatividade missionária". Por isso, ambos são chamados como "colunas da Igreja". Hoje, a Igreja celebra o "dia do Papa". Supliquemos à Trindade Santa pelo nosso amado Papa Francisco, por sua saúde, suas necessidades e intenções pessoais, por seu ministério apostólico de Vigário de Cristo de nossa Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana, e por seu serviço em favor da paz no mundo, da justiça entre as nações e os povos, e do bem de toda a humanidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.