Daniela Hueb

Cicatrizes de acne: quais são as opções para tratar?

17/07/2022 | Tempo de leitura: 3 min

No domingo passado, falei aqui sobre acne, um problema de pele que acomete muitos adolescentes, mas também pode surgir na fase adulta. Dependendo da gravidade e do grau de acne, a pele fica com mais marcas, é natural. E elas podem ser agravadas quando você não cuida da pele do jeito certo, por exemplo, quando espreme as lesões inflamadas, abusa do sol sem protetor e não faz nenhum tipo de tratamento. A boa notícia é que existem diversas opções para diminuir as cicatrizes, fazendo com que elas deixem de incomodar toda vez que você se olha no espelho. Neste domingo, eu falo especificamente sobre esses tratamentos. Só não se esqueça: seu médico dermatologista deve guiar você para o tratamento ideal, ok? Além disso, muitos deles devem ser feitos quando não há mais lesões inflamadas. Assim, em alguns casos, é preciso tomar remédios via oral para controlar a acne. Vamos aos tratamentos!

Microagulhamento

É uma técnica cada vez mais comum para quem procura reduzir as marcas da pele, sejam de acne ou de expressão. Este tipo de procedimento é realizado usando pequenas agulhas em uma espécie de caneta ou roller. O médico vai passando as agulhas na pele de acordo com a profundidade necessária para que ela se regenere e também aplica substâncias que ajudam nesse processo. O objetivo é fazer com que a pele produza novas fibras de colágeno, ficando mais lisa e com menos marcas. O microagulhamento também melhora manchas, rugas finas e combate a flacidez. Em geral, são necessárias ao menos quatro sessões, mas a quantidade pode variar. Tudo depende do estado da pele do paciente.

> Peeling químico

O peeling também proporciona a renovação da pele e age de um jeito mais extenso. Os peelings químicos podem ser superficiais ou profundos - isso quem decide é o dermatologista, ao avaliar a condição da pele. Dependendo das substâncias, que variam entre ácido retinoico, glicólico, mandélico, láctico, salicílico, tricloroacético, o peeling faz uma descamação da pele, facilitando com que novas células criem uma nova camada de pele, resultando num rosto menos marcado, visto que melhora a textura da pele. Também são necessárias algumas sessões, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundas as marcas, em geral mais sessões serão necessárias. Pode ser, ainda, que o dermatologista mescle o peeling com outros procedimentos, otimizando resultados.

> Laser fracionado

O laser fracionado é uma eficiente tecnologia para cuidar das cicatrizes de acne. Funciona assim: por meio de microfeixes de luz que atingem pequenas áreas da pele (as afetadas, no caso), ele aquece camadas mais profundas e promove a renovação da epiderme. Isso resulta em uma pele mais lisa e uniforme. São necessárias três sessões ou mais, dependendo da condição da pele.

> Preenchimento com ácido hialurônico

Nesta opção, o dermatologista vai aplicar injeções na face para remover os pontos de fibrose, que são os causadores da depressão que dão origem à cicatriz, uniformizando a pele. As injeções podem conter ácido hialurônico ou outras substâncias, como acrilato ou a gordura da própria pessoa. Esse tipo de procedimento é uma opção para pessoas que têm cicatrizes de acne que não mudam de formato ao esticar a pele e que não desejam realizar outros tratamentos.

> Ainda existem outras opções para cuidar das cicatrizes causadas pela acne, como injeções de plasma, dermoabrasão e também uso de cremes e ácidos que façam com que o colágeno se renove. Por isso, é imprescindível se consultar com seu médico dermatologista - é este profissional que vai entender suas necessidades para indicar o melhor tratamento.

Durante qualquer que seja o procedimento, você deve seguir à risca as recomendações e ter atenção em relação ao sol, usando sempre filtro solar e não se expondo ao sol, combinado? Se você ainda tem acne inflamada, marque o quanto antes com o dermatologista para ir tratando da pele!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.