Reinaldo Cafeo

Ministério da Economia eleva previsão do PIB

17/07/2022 | Tempo de leitura: 3 min

O Ministério da Economia elevou para 2% a previsão de crescimento do PIB para este ano. A previsão anterior era de 1,5%. Foi mantida a previsão para 2023 em 2,5%. O mercado projeta crescimento menor tanto para este ano, como para o ano vem: este ano 1,67% e o ano que vem 0,5%. O setor de serviços com bom desempenho e melhora do emprego são as justificativas para a projeção mais otimista do desempenho da economia brasileira.

Fatores positivos que podem impulsionar o PIB

Alguns fatores ajudam a impulsionar a economia. Os bons indicadores econômicos de vários setores, entre eles a normalização do setor de serviços, são alguns fatores. Melhoria nos índices de confiança e do emprego também ajudam no otimismo. E os efeitos da PEC dos Benefícios são também apontadas como estimuladores da economia, com a injeção de R$ 41,2 bilhões até dezembro.

PEB dos Benefícios: 50% da renda devem ir para os supermercados

A associação que representa os supermercados no Brasil estima que cerca de 50% e podendo chegar em 60% dos recursos extras disponibilizados às famílias por meio dos auxílios aprovados na PEC dos Benefícios poderão ser destinados ao setor. Lembrando que os benefícios aumentarão o valor do Auxílio Brasil, também o Auxílio Gás e a criação de auxílios a caminhoneiros e taxistas.

Mas nem tudo são flores

Há fatores de risco que podem inibir o crescimento econômico. Inflação persistente e alta dos juros podem são dois destes fatores. A inadimplência e corrosão dos salários também podem jogar para baixo o crescimento. Incertezas eleitorais e políticas também seguram o ânimo dos investidores. Além destes fatores a possível recessão mundial é uma forte inibidora de bons resultados na economia.

Prévia do PIB

Depois de algum tempo sem divulgar o IBC-Br devido à greve dos servidores do Banco Central brasileiro, foi publicado o índice de maio e veio com queda de 0,11%. Em abril o recuo foi de 0,44% e março o índice apontou alta de 1,09%. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 2,08%. Em 12 meses, ele acumula alta de 2,66%. Lembrando que o IBC-Br é considerado prévia do PIB, que será divulgado em breve pelo IBGE.

Inflação maior na zona euro

A Comissão Europeia elevou suas projeções de inflação para a zona euro e reduziu suas previsões de crescimento do bloco, à medida que a guerra da Rússia contra Ucrânia continua prejudicando a economia da região. A previsão é de inflação de 7,6% em 2022. Para o ano que vem a projeção de 4%. Anteriormente as previsões eram de 6,1% para 2022 e 2,7% em 2023.

Premiação da Revista Atenção

Quero agradecer ao Carlos Cordeiro, Diretor da Revista Atenção, pela dupla premiação na última quinta-feira: recebi o prêmio como Profissional do Ano e ainda o programa jornalístico, Cidade 360, no qual sou âncora e comentarista, ao lado dos jornalistas Ricardo Bizarra e Alexandre Colim (e todo time do jornalismo do Jornal da Cidade e 96FM), foi agraciado como destaque jornalismo. São honrarias que nos motivam a continuar atuando com ética, determinação e contribuindo com a sociedade.

Mude já, mude para melhor!

Enquanto tem gente vibrando com posicionamentos daqueles que atingem a honra das pessoas, há quem, no trabalho, faz a diferença e trabalha para construir uma sociedade mais justa, tendo seu devido reconhecimento. Quem não aceita o contraditório, apela. Quem aplaude quem apela é tão baixo quanto quem apelou. A fábula da formiga e da cigarra ilustra bem isso: enquanto uns trabalham outros ficam somente se divertindo, e o que é pior, com a desgraça do outro. Mude já, mude para melhor!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.