Reflexão e Fé

Eleições

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

21/08/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Começou a corrida eleitoral. Salve-se quem puder! Só Deus sabe o que poderá acontecer nos próximos meses. Nada escrito aqui tem a intenção de ditar em quem se deve votar ou qual lado apoiar. Concordemos apenas que não é necessário defender essa ou aquela ideologia para minimamente admitir que a vulgaridade, a imoralidade, a preguiça, a corrupção, a ditadura, bravatas, anarquia, ineficiência, tirania, ódio, injúria, exclusão e a soberba — de esquerda ou direita — corrompem e destroem uma nação, infectam uma cultura inteira em quase todos os níveis da sociedade. A própria Bíblia revela essa realidade quando diz que "Um pouco de fermento leveda toda a massa." (I Coríntios 5.6) - que "As más companhias corrompem os bons costumes [a moral]." (I Coríntios 15.33). Tomando a Bíblia novamente como alerta, ela mostra que existe uma profunda conexão de caráter entre os governantes e seus súditos, quando descreve um rei que "pecou e fez a nação pecar" (I Reis 14.16); isso significa que a má influência desse governante moldou seu povo ao erro. Querendo ou não a ação de um líder ajuda a formar o caráter de seus comandados, para o bem ou para o mal. Poderá ser bênção para a nação ou com seus efeitos destrutivos gangrenar toda uma geração.

CORAÇÕES INSUBORDINADOS

Vida, liberdade e felicidade são preciosas. Mas se nossa liberdade e vida forem ameaçadas e tomadas, de súbito ou gradual, a felicidade ruirá. Nesse aspecto a sabedoria da escolha em uma eleição é de vital importância. Governos, juízes, leis e políticas são destrutivos quando agem com ausência de isenção e justiça. O problema é que toda a maldade, no caso dos governantes, em seu âmago, deriva de corações insubordinados a Deus. O apóstolo Tiago faz essa firmação quando diz: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras" (Tiago 4.1,2).

NÃO É O BASTANTE

Eleições despertam a esperança da renovação, uma espécie de renascimento para uma nação. Mas para o cristão, qualquer eleição não é o bastante, porque a nossa esperança nunca será cumprida no "candidato perfeito" - não há candidato perfeito. O nosso Rei é Jesus e a nossa cidadania legítima está em seu reino eterno. Lembra quando Jesus disse: "O meu Reino não é deste mundo ... o meu Reino não é daqui ... vim ao mundo, a fim de dar testemunho do meu Reino que será eterno e todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (cf. João 18.36-38). Logo a nossa lealdade a Jesus excede qualquer dedicação a um governo, que nunca será o bastante. Amo o Brasil, mas como brasileiro aqui é um lar temporário para mim. Minha esperança de um reino e um governo perfeito está em outro lugar.

UMA ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO

Começou a corrida eleitoral. Que comecem também as orações: "Pai do céu, ao nos aproximarmos da eleição oramos para que o povo tenha lucidez ao votar. Que votem com sentimento de gratidão por ainda termos um sistema democrático. Oramos para que o poder que corrompe tão facilmente não seja entregue a prováveis eleitos que facilmente caem nessa tentação. Aos cristãos, que se lembrem do significado de que estamos no mundo (sistema) mas não somos dele, de que estamos na terra, mas as nossas vidas pertencem a Deus em Cristo Jesus. Que tenhamos a sabedoria de insuflar o que a Bíblia nos instrui: 'Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus' (Mateus 22.21). Que a nossa população possa discernir entre verdades e mentiras - Isso não é nada fácil! Que o nosso país seja inundado de amor, justiça, capacidade, sabedoria e equidade em relação às questões de educação, negócios e indústria, saúde, casamento e família, bem-estar, infraestrutura, energia, governo, economia, impostos, forças armadas, segurança, relações internacionais, religião e todos os antigos e novos desafios que enfrentaremos nos próximos anos. Seja qual forem os resultados, que o nome de Cristo seja louvado, que o Senhor seja soberano sobre a nação do Brasil, porque quando no futuro, formos apenas uma nota de rodapé, o Senhor reinará com seu povo de todas as tribos, línguas e nação, pois o seu reino não terá fim. Mas enquanto esse tempo não vem, abençoe o Brasil com sua luz nesses tempos sombrios; em nome de Jesus".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.