Du Mauad Sports

Em busca da final na Copa do Brasil

22/08/2022 | Tempo de leitura: 6 min

COMEÇA O “MINI RIO-SÃO PAULO”

Os mais antigos se lembram com carinho dos Torneios Rio-São Paulo. Disputado nos anos 50 passou a se chamar “Torneio Roberto Gomes Pedrosa” em 1954. O nome foi homenagem ao goleiro Pedrosa (do São Paulo e da Seleção de 34) que havia morrido em 1954 como Presidente da Federação Paulista de Futebol. Mas o nome que pegou mesmo foi: “Torneio Rio-São Paulo”. Disputado até 1966 apenas entre equipes paulistas e cariocas. Dos títulos do Corinthians (1950, 1953 e 1954), do Palmeiras em 1951 (esse vale!), da Portuguesa (1952 e 1955) e do 1ª título de uma equipe carioca (Fluminense em 1957), o que não faltam são histórias e grandes jogos. Dos confrontos entre Botafogo e Santos. Garrincha e Pelé. Titulo dividido em 1964. O Torneio voltou entre 1997 até 2002, mas sem o “glamour” dos anos dourados. Agora teremos um “mini Rio-São Paulo”. Pela 1ª vez na história (desde a 1ª edição em 1989), dois confrontos entre cariocas e paulistas decidirão os finalistas da Copa do Brasil.

São Paulo x Flamengo. Fluminense x Corinthians. Vale muito. Vale “o ano” principalmente pra Fluminense e Corinthians que estão fora das outras Copas. E vale muito dinheiro também. Pro campeão serão 60 milhões de reais na conta. Somados com as premiações das fases anteriores, o campeão vai embolsar perto de 80 milhões de reais. Nesta quarta, dia 24, teremos os jogos de ida das semifinais.

FLUMINENSE x CORINTHIANS – Maracanã - Quarta (24) 19h30

Pra surpresa de muitos a Globo (detentora dos direitos de transmissão) optou por tirar o Corinthians do horário nobre. Mas a atual fase do Flamengo (melhor time e maior torcida) explica a escolha.

A partida de ida começa com o “Dinizismo” em alta e o Corinthians recuperando a confiança. O Fluminense do Diniz é um time que dá gosto ver jogar. Procura o ataque o tempo todo, trata bem a bola e joga um futebol bonito. No último sábado (20) enfiou um 5 a 2 no Coritiba pelo Brasileirão. Aposta certeira a contratação do goleiro Fábio. O cara passa toda a confiança pra time. Experiência de sobra. A zaga é boa, mas o estilo de jogo deixa espaços. O meio campo tem o toque refinado do Ganso (em excelente fase) e no ataque o artilheiro Cano. O time é bom e entende perfeitamente o conceito do Diniz.

Já o Corinthians “ressucitou” após a épica classificação contra o Atlético Goianiense. Parece que finalmente o Vitor Pereira encontrou o time ideal. Do gigante Cássio (que cresce muito em decisão), da defesa experiente (Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos), do meio campo marcador e que sabe sair pro jogo (Du Queiroz e Fausto Vera), do craque diferenciado (Renato Augusto) e do ataque rápido (Adson, Yuri Alberto e Roger Guedes). Único problema é a extrema diferença quando joga fora de casa. Falta fazer o time entender que pode jogar no ataque também longe da Neo Química Arena

Não tem favorito.

SÃO PAULO X FLAMENGO – Morumbi – Quarta (24) 21h30

Não dá pra negar que nessa semifinal existe um favorito. O Flamengo entra em campo como o “time a ser batido”. Subindo muito de produção depois da chegada do Dorival Júnior, o time carioca mostra no momento o melhor futebol do país. Santos se firmou no gol. Por incrível que pareça Rodinei está jogando bem. A zaga com Fabrício Bruno e Léo Pereira se acertou. Aí do meio pra frente é piada. João Gomes é uma grata revelação. Arturo Vidal parece que chegou faz tempo. Marca e organiza. Não tem como negar o quanto é difícil marcar Éverton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol. Pra deixar qualquer adversário preocupado, Pedro está em ótima fase. Merece ser convocado. Enfim, um time (uma seleção) que mete medo em qualquer um.

Já o São Paulo terá que se superar se quiser fazer história. O único dos semifinalistas que ainda não venceu a Copa do Brasil. Rogério Ceni busca a sua 1ª vitória contra o Flamengo como treinador. São 7 partidas e 7 derrotas. Pelo São Paulo são 3 derrotas. Não será fácil. Todo mundo sabe que o jogo de ida pode definir o confronto. Talvez um empate não seja um resultado ruim. Time por time o Mengão é muito superior. Mas o futebol é apaixonante exatamente por ser capaz de trazer surpresas. Pro Tricolor essa é o momento de provar que é possível. Que a molecada de Cotia (Igor Vinicius, Léo Pelé, Rodrigo Nestor e Igor Gomes) mostre a sua força. Que Luciano e Calleri estejam inspirados. Tudo pra ser um grande jogo.

Favoritismo pro Flamengo na série.

EMPATE BOM PRO PALMEIRAS

O Palmeiras entrou em campo ontem, no Allianz Parque com 9 pontos de vantagem sobre o seu adversário mais direto, o Flamengo. Vantagem na tabela e na escalação. Descansado, sem ter atuado no meio de semana, o Verdão veio com o seu time completo. Já o Mengão, preocupado com a semifinal da Copa do Brasil na quarta (dia 24) contra o São Paulo, veio com apenas 4 titulares. Início tranquilo de jogo. O Palmeiras não fez a “blitz” que normalmente apresenta quando joga em casa. A emoção mesmo acontece só aos 29 do 1º tempo com o camisa 29 do Flamengo (Vítor Hugo) numa linda cabeçada no canto: 1 a 0 pro time carioca. Podia ter ficado pior. Logo depois o Pablo perde chance incrível pra fazer 2 a 0. O Palmeiras até tentou, mas não criou muito. Fim do 1º tempo: justo 1 a 0 pro Flamengo.

O 2º tempo começou como todo mundo esperava. O Palmeiras indo pra cima e sufocando o “time B” do Flamengo em busca do empate. Mas quem perde o gol cara a cara é o Lázaro. Poderia ser o 2 a 0 (de novo). Aos 12 minutos uma pixotada gigante do Pablo (num recuo de cabeça) e o Santos fez um milagre pra evitar o empate. Estava difícil. Mas quem tem Rafael Veiga… Aos 20 ele acerta um chute perfeito no canto: Palmeiras 1 a 1. Hora de chamar parte da “cavalaria”: Éverton Ribeiro e Pedro em campo. Logo depois Vidal, Arrascaeta e Gabigol. Era a tentativa do Dorival pra ganhar o jogo e por “fogo” no campeonato. Não deu. Fim de jogo: 1 a 1. Empate muito melhor pro Palmeiras que mantém a diferença e vai encaminhando o título.

CAROLINE GARCIA VENCE EM CINCINNATI

Uma semana espetacular pra francesa Caroline Garcia (35ª no ranking) no circuito WTA de tênis. Caroline se tornou a primeira jogadora vinda do qualifying a alcançar a final de um evento WTA 1000 e se sagrar campeã. Na final ela venceu a tcheca Petra Kvitova (28ª colocada) em 2 sets: 6/2 6/4. A francesa conquistou assim seu 10º troféu nível WTA.

 

MOMENTO MAGUILA

O SALVE de hoje vai pras meninas do Sesi Vôlei Bauru. O time entra em quadra hoje, às 19h30, lá no Ginásio Milton Feijão (São Caetano do Sul), pra encarar o São Caetano, em busca da 2ª vitória no Campeonato Paulista. Vamooooo pra cima!

Assista as entrevistas e se INSCREVA no DU MAUAD Sports no Youtube

Contato: @dumauadsports (Instagram) dumauadesportes@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.