A Prefeitura de Franca realizará neste sábado, 18, o primeiro "Arrastão da Dengue" de 2025. A ação mobilizará as secretarias de Saúde e Meio Ambiente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
De acordo com a Prefeitura, a operação começará às 8h, na Vila São Sebastião, onde cerca de 20 agentes percorrerão as ruas para orientar os moradores sobre medidas de prevenção e recolher materiais que possam servir como criadouros do mosquito, como móveis velhos, papelão e outros objetos.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, explicou que o trabalho será intensificado devido ao período de calor e chuvas, condições que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
“Este será o primeiro arrastão de 2025, uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente para combater os focos do mosquito. Os servidores estarão devidamente uniformizados, visitando de porta em porta para orientar a população e eliminar os focos do mosquito”, afirmou a secretária.
Além de orientações, os agentes recolherão imediatamente qualquer material identificado como potencial criadouro. Waléria destacou a importância da participação dos moradores para o sucesso da campanha. “Contamos com a colaboração de todos, especialmente nesse período chuvoso e quente, que é propício para a proliferação do mosquito. A ajuda da população é fundamental”, concluiu.
A Prefeitura reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada e pede aos moradores que eliminem recipientes que possam acumular água e colaborem recepcionando os agentes durante as visitas.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 15/01/2025Se fôssemos uma sociedade civilizada, a dengue não seria um problema tão grave. Ocorre que, não são poucos os porcos que diariamente emporcalham ruas, terrenos, córregos etc. Temos três coletas semanais e, ainda a de recicláveis, mas por preguiça ou vagabundagem, os porcos ou porcas perdem a hora e depois buscam se livrar do lixo num terreno vizinho. Outros porcos, preferem atravessar a rua e despejar o lixo ou entulho na calçada de uma escola ou qualquer espaço público. Enquanto não houver uma aplicação de multas pesadas sobre esses porcos, assim como sobre os que não mantém seus quintais organizados, a dengue continuará a ser um problema de saúde muito grave. Além do mais, qualquer idiota sabe que todo e qualquer recipiente que acumula água possibilita a procriação do mosquito. Logo, não é uma questão de educação, mas de punição. Multas e já!!!