Um levantamento divulgado pelo Detran-SP revelou os números de autuações de condutores em Franca durante 2024. Ao todo, 7.243 motoristas foram fiscalizados no ano, representando um aumento de 62% em relação a 2023, quando foram fiscalizados 4.458 condutores.
Segundo o Detran, em 2024, 261 motoristas foram autuados por alcoolemia, um crescimento de 20% em comparação a 2023, que registrou 217 autuações. Dessas infrações, mais de 92% ocorreram devido à recusa dos condutores em realizar o teste do bafômetro, totalizando 241 recusas em 2024, contra 178 em 2023.
No mesmo período, 18 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool, enquanto dois foram enquadrados por embriaguez ao volante, com índices de alcoolemia confirmados pelo teste do etilômetro.
Durante o ano, o Detran-SP realizou nove operações da Direção Segura Integrada em Franca, cobrindo trechos de avenidas e rodovias com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Tipos de infrações por alcoolemia
As autuações por alcoolemia englobam três categorias: recusa ao teste do bafômetro, direção sob efeito de álcool e embriaguez ao volante. Em casos de reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, no valor de R$ 5.869,40. Além disso, o condutor enfrenta processo administrativo, podendo ter o direito de dirigir cassado após esgotados todos os meios de defesa.
Na hipótese de cassação, o motorista só poderá voltar a dirigir após cumprir um prazo de 24 meses, sendo submetido ao processo de reabilitação, que inclui a realização de novos exames para obtenção da habilitação.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.