A Prefeitura de Campinas mobilizou uma força-tarefa para atender as ocorrências causadas pelas chuvas intensas que atingem a cidade nesta sexta-feira, 27 de dezembro. Entre os casos mais urgentes, estão as 44 famílias do Beco Mokarzel, em Sousas, que foram deslocadas para um espaço de abrigamento no próprio distrito. Ao todo, cerca de 100 pessoas, incluindo 25 crianças, seis idosos e uma criança com deficiência, estão recebendo assistência. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social garantiu o café da manhã e o almoço para os desabrigados, enquanto avalia, em conjunto com a Defesa Civil, o encaminhamento para um abrigo seguro.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou um acumulado de 79,4 mm de chuva nas últimas 24 horas nas regiões Sudoeste (Vila Aeroporto) e Sul (Jardim das Bandeiras). Nos últimos três dias, o índice chega a 111 mm, mantendo Campinas em Estado de Atenção. Com o solo encharcado e a previsão de mais chuvas ao longo do dia, a Prefeitura reforçou o monitoramento das áreas vulneráveis.
Ocorrências registradas
Até o momento, a Defesa Civil contabiliza 12 ocorrências relacionadas à chuva, incluindo quatro quedas de muros, três alagamentos de imóveis, duas quedas de árvores, dois imóveis em risco e um muro em risco. A Emdec registrou seis pontos de alagamento na cidade e promoveu mudanças no trânsito para minimizar impactos, como a ativação da faixa reversível na rua Coronel Quirino e interdições no entorno do Parque Portugal.
Fechamento de parques
Todos os parques públicos e a Mata de Santa Genebra estão fechados desde as 8h desta sexta-feira. A situação será reavaliada no sábado, 28 de dezembro, dependendo das condições climáticas.
Ações de limpeza e emergências
A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 600 trabalhadores para limpar vias, retirar árvores caídas, consertar galerias e reparar afundamentos de ruas. A população pode acionar os seguintes canais em caso de necessidade:
- 199 para alagamentos, inundações e quedas de árvores.
- 118 para emergências de trânsito.
- 193 para situações de emergência.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.