HISTÓRIA

Piracicaba fez parte da primeira edição dos Jogos Abertos

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Agência SP
A natação foi a segunda modalidade a entrar nos Jogos, depois do basquete
A natação foi a segunda modalidade a entrar nos Jogos, depois do basquete


Atualmente, os Jogos Abertos do Interior são um megaevento com 126 cidades envolvidas. Porém, a primeira edição, em 1936, teve apenas uma modalidade em disputa e seis municípios. A modalidade pioneira foi o basquete e, dentre as cidades que participaram dos Abertos número 1, estava Piracicaba.

Além da Noiva da Colina, fizeram parte do evento histórico as delegações de Monte Alto (cidade-sede), Franca, Mirassol, Olímpia, e a mineira Uberlândia, que acabou ficando com o título. Em 1937, os Jogos ganharam um reforço na programação, com a entrada da natação.

Padrinho dos Jogos Abertos, Horácio Geraldo Barioni foi pivô do time de basquete do Palestra Itália, que fez sucesso no estado de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. A paixão pela bola laranja, aliás, levou Barioni a criar a competição – daí o motivo para o basquete ser o primeiro esporte da “olimpíada caipira”.

Piracicabano é um dos comandantes da Seleção Brasileira

A expectativa para a competição deste ano, em São José do Rio Preto, é que aproximadamente 6 mil atletas de 126 municípios do estado participem das 29 modalidades em disputa: atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino RAW, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling, xadrez, tiro esportivo e basquete 3×3.

Os atletas, comissões técnicas e demais membros das delegações estão alojados em 43 escolas das redes municipal e estadual de São José do Rio Preto. As competições serão sediadas em 14 equipamentos esportivos, entre espaços públicos e privados. A competição começou no sábado (7) e segue até o dia 21 de dezembro.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Danilo José da Silva diehl 10/12/2024
    É curioso o fato de não termos presente na competição uma modalidade que nos trouxe medalha em 100% das vezes que particiou dos jogos olímpicos, que é o skate. Descuido? Ou preconceito? Aliás, o critério para se fazer parte do rol de modalidades disputadas nos jogos abertos não é exatamente ser esporte olímpico?