SAÚDE

Banco de Leite de Jundiaí busca novas doadoras

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Toda mulher que amamenta pode ser uma potencial doadora de leite humano
Toda mulher que amamenta pode ser uma potencial doadora de leite humano

O leite materno é o melhor alimento para todos os bebês. Por isso, o Hospital Universitário e o Banco de Leite promovem campanhas anuais para incentivar a doação e distribuir leite para bebês de baixo peso. Neste fim de ano, muitas doadoras acabam interrompendo as contribuições, e o Banco de Leite está solicitando a ajuda de novas mães com excesso de leite para se tornarem doadoras. Toda mulher que amamenta pode ser uma potencial doadora de leite humano, caso seja saudável e não tome medicamentos que interfiram na amamentação. Não há quantidade mínima para a doação.

Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite, destaca a importância dessa ação: “A mãe que pode contribuir, deve contribuir. Não faltará leite para seu filho, e você poderá mudar a vida de um recém-nascido, oferecendo saúde e colaborando para o ganho de peso deste bebê tão vulnerável que precisa de ajuda”, afirma.

O leite doado é distribuído para as Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs) do Hospital Universitário (HU), Pitangueiras e Hospital Paulo Sacramento. Isso reforça o compromisso do Banco de Leite em atender às necessidades urgentes dos recém-nascidos mais vulneráveis.

Ana Emília Bacarin, doadora do banco, explica: "Amamentar não é só alimentar a minha filha, é a conexão que criamos em troca de olhares e carinhos. Deus me concedeu não só o privilégio de amamentar minhas filhas, mas também de ser doadora de leite. Fui doadora em 2019, na amamentação da minha filha mais velha, e agora em 2024, com a caçula. A doação de leite é um ato de generosidade e amor, benéfico para quem recebe e ainda mais para quem doa. Aqui dividimos nosso leitinho com amor e muito carinho."

Em outubro de 2024, o Banco de Leite Humano de Jundiaí atendeu 802 mulheres, coletou 96.075 ml, distribuiu 100.620 ml e beneficiou 49 recém-nascidos. Esse leite veio de 59 doadoras ativas.

Doe leite e salve vidas. Um ato de solidariedade e cuidado. Para mais informações sobre doação de leite, entre em contato pelo telefone 08000.178.155. O Banco de Leite Humano está localizado na Rua Ragusa, 54, Jardim Messina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários