O futebol amador movimentou a manhã deste domingo (1) em Bauru. Com grande público e um belo jogo de futebol, foi dada a largada para a decisão da 12ª Copa Semel 2024. Independência e Oriente se enfrentaram no estádio Mirante Ferroviário. Em um jogo movimentado e com muitos gols, a equipe do Indepa venceu de virada pelo placar de 3 a 2.
O segundo e decisivo jogo está marcado para o próximo domingo (8), e acontecerá no próprio Mirante Ferroviário. Com a vitória, o Independência joga pelo empate para conquistar o seu primeiro título da Copa Semel. Já a equipe do Oriente precisa vencer por um gol de diferença para levar a partida para as penalidades, ou por dois gols ou mais de saldo para se sagrar campeã no tempo regulamentar.
A PARTIDA
O futebol amador de Bauru, além de ser um dos melhores da região, proporciona aos torcedores grandes jogos. O primeiro jogo da decisão da temporada de 2024 não foi diferente. Diante de um grande público e um sol escaldante, Independência e Oriente proporcionaram uma partida que fez jus às duas equipes finalistas.
Após um início de partida com os times se estudando, a equipe do Oriente mostrou suas credenciais e partiu para o ataque. Com o gramado em ótimo estado de conservação, o jogo fluía com mais qualidade. A primeira chance da partida veio logo no primeiro minuto com o time do Jardim Petrópolis, que chegou com perigo. A defesa do Indepa afastou e cedeu um escanteio. Apesar da pressão do Oriente, o Independência tinha como válvula de escape o seu meio de campo, que conta com muita qualidade técnica.
A pressão do Oriente surtiu efeito e, aos 13 minutos, após uma jogada individual do meia Diego, que arriscou um chute no bico da grande área, o goleiro Alex deu rebote, e o número 11, Caique, bem posicionado, só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol e abrir o placar da partida.
Com o gol sofrido, o Independência se lançou ao ataque. Aos 18 minutos, quase empatou em um cruzamento de Ignacio, e Levi quase igualou o placar, mas a defesa do Oriente estava atenta e afastou o perigo. O Indepa chegou novamente com perigo em um escanteio, que fez o goleiro Guilherme, do Oriente, trabalhar.
O Oriente voltou a levar perigo aos 21 minutos em uma jogada do atacante Caique, que tentou encobrir o goleiro “Gordo”, mas a bola passou por cima do gol. Em um jogo digno de uma final, as equipes pressionavam, com o meia Diego e o atacante Caique se destacando pelo Oriente, e o meia clássico e camisa 10 Batista esbanjando talento pelo Independência.
Quando o relógio marcava 30 minutos, o Oriente ampliou o placar. Caique partiu para cima da marcação e fez o cruzamento para o lateral Rufino, que chutou e o goleiro “Gordo” deu rebote. A bola voltou para o lateral, que, na segunda oportunidade, não perdoou: gol do Oriente.
A partida, que estava a todo vapor, não dava espaço para o torcedor piscar os olhos. Logo após sofrer o gol, o time do Independência partiu para o ataque, querendo diminuir a desvantagem. Aos 32 minutos, em uma cobrança de escanteio do meia Batista, o zagueiro Bruno subiu mais que todo mundo e cabeceou para o fundo do gol: 2 a 1.
A partir daí, o time da Zona Oeste pressionou intensamente, e aos 36 minutos, o abafa do Independência surtiu efeito. Após uma cobrança de falta perigosa do meia Batista, o goleiro Guilherme espalmou para escanteio. Na sequência, nova bola parada e, mais uma vez, o zagueiro Bruno subiu no segundo andar e empatou a partida.
A partida caminhou para o final do primeiro tempo, com ambas as equipes mostrando desgaste devido ao calor intenso. As principais chances surgiram de bolas paradas. Fim de primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa se iniciou da mesma maneira que o primeiro tempo, com os times se estudando. A equipe do Oriente, sob o comando do técnico Hebinho, voltou do intervalo disposta a partir para o ataque, mas do outro lado encontrou uma defesa bem postada, armada pelo técnico Osmarzão.
A bola parada continuou sendo a principal arma de ambas as equipes para levar perigo ao adversário. Aos 5 minutos, em uma cobrança de falta, Batista levou perigo, com a bola passando raspando a trave do goleiro Guilherme.
Aos 8 minutos da etapa final, após um cruzamento na área, o meia Batista escorou para o atacante Luiz Henrique, que só teve o trabalho de cabecear para o fundo do gol. Virada do time do bairro Independência.
A partida esquentou, os ânimos ficaram mais exaltados, e o jogo se tornou muito disputado. Aos 10 minutos, o Oriente quase empatou com uma cabeçada perigosa.
O jogo ficou aberto e ambas as equipes criaram oportunidades. O atacante Levi quase ampliou o placar para o Independência, mas parou no goleiro do Oriente.
À medida que o jogo se aproximava do seu final, perdeu-se intensidade, devido ao calor e ao desgaste físico das equipes. O time do Oriente tentou, mas não conseguiu superar o goleiro “Gordo”. O Independência administrou a partida, arriscando alguns chutes de longa distância.
Com a vitória, o Independência leva a vantagem e joga pelo empate no jogo de volta para conquistar o título inédito. O time do Jardim Petrópolis precisa vencer por um gol de diferença para levar a partida para as penalidades ou por dois gols ou mais de diferença para conquistar seu segundo título da competição no tempo regulamentar. O segundo e decisivo jogo está marcado para o próximo domingo (8), às 9h40, novamente no estádio Mirante Ferroviário.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.