PERSONA

De Iracemápolis a Piracicaba: desafios de uma nova legislatura

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 10 min

Gesiel Alves Maria, 25 anos, é um dos novos vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba. Com experiência como vereador em Iracemápolis, onde iniciou a vida pública com apoio do pastor Dilmo dos Santos, fará parte da legislatura 2025 a 2028 do legislativo piracicabano, também com apoio do líder religioso.

Ao Jornal de Piracicaba, Gesiel defende esforços para melhorar o acesso do piracicabano à saúde e educação, além de incentivar outros setores da cidade.

Nesta entrevista, Gesiel também fala sobre suas experiências e explica como pretende aproximar o legislativo da população, especialmente dos mais jovens.

Quando e porquê se interessou pela política?

Eu nunca tive um interesse de maneira direta, mesmo com minha mãe sendo vereadora, era difícil de participar nos comícios e reuniões política, pois sempre acompanhei de dentro os bastidores políticos, e via o quão difícil era, mesmo querendo muitas vezes fazer o bem, muitos não tem a mesma visão, além da exposição que o político tem em todas as áreas de sua vida, foram motivos pelos quais não me via na política. Mas sempre tive consciência do meu propósito de vida, que é servir, e sempre estive à disposição daqueles que estão ao meu redor. Um dia após um culto no lar, Deus falou comigo fortemente e a partir de então, decidi seguir os passos de meu Pai Pastor Edmilson, no Ministério, não apenas por ser um grande pregador da palavra, mas por servir de maneira que nos constrange a seguir seus passos pelo exemplo. Desde de então, sempre estive nas brechas disponível para fazer a diferença. Temos a ciência de que na nossa sociedade há muito a se fazer, mas poucas pessoas dispostas a fazer, por isso sempre pegamos a contramão do conformismo, se queremos que haja transformação no mundo, nós precisamos ser esta transformação que o mundo precisa. Desde de então temos trabalhado em pautas como empreendedorismo, autismo, libras, vida financeira, juventude, exercido cargos ministeriais na liderança da Juventude e Departamento de Cidadania. Em 2020, na época eu estava com 22 anos de idade, meu líder Pastor Dilmo dos Santos, ao qual tenho total admiração e estima, por não apenas ser homem de Deus, mas um líder com uma grande visão, me escolheu para ser o candidato a vereador em Iracemápolis. Tinha apenas 21 anos e não tinha a visão aberta ainda sobre a política, mas percebi que não se tratava de ser político, mas de continuar fazendo aquilo que nasci para fazer que era servir, porém, agora no legislativo, podendo assim alcançar e fazer o bem para mais pessoas por meio da política, lá tive plena consciência do quão necessário é que tenhamos pessoas de caráter defendendo aquilo que acreditamos.

Você foi vereador em Iracemápolis, mas renunciou ao cargo em 2023. Qual foi o motivo que o fez deixar o mandato?

Fui eleito vereador em Ira-emápolis para a legislatura 2021/24, todavia assim como fui escolhido em Iracemápolis, por meio do meu líder Pastor Dilmo dos Santos, ele também me escolheu para ser candidato em Piracicaba e, para ser candidato em outra cidade, é necessário preencher o requisito de domicílio eleitoral em no mínimo seis meses que se antecedem ao pleito, foi por isso que renunciei meu mandato e me mudei para a cidade de Piracicaba. Renunciei na última sessão do ano, cumprindo assim o ano de 2023. Encerrando ali um ciclo ao qual sempre agi com transparência e honestidade.

Sobre a denúncia que você renunciou para evitar a abertura de uma investigação por gastos excessivos com viagens. Qual a sua versão da história?

Conforme mencionado na resposta acima, o motivo da minha renúncia em Iracemápolis, foi para ser candidato a vereador em Piracicaba. Por nenhum outro motivo eu renunciei, a pergunta que fica: por que deixaram para questionar algo meses após, e bem quando sabiam que eu estava de saída. A política é maravilhosa, podendo mudar a vida de toda uma sociedade, mas a politicagem é um câncer.

Como foi sua transição de vereador em Iracemápolis para Piracicaba? Quais diferenças e desafios você já identifica entre as duas cidades?

Realmente estamos em transição, pois ainda não começamos o novo mandato, mas é fato que são cidades bastantes diferentes. Iracemápolis possui cerca de 22 mil habitantes com um orçamento de aproximadamente 140 milhões de reais. Já Piracicaba conta com cerca 420 mil habitantes e um orçamento aproximado de R$ 3 bilhões. Só com esses dados já identificamos os desafios e potenciais da grande cidade que é Piracicaba, mas tem sido muito tranquilo. Sou Piracicabano, minha família é de Piracicaba e aqui estão grandes amigos e irmãos queridos. Quanto aos desafios, são imensos dado a necessidade e dificuldade que temos hoje no município, como é o caso da falta de água, uma grande demanda de mães que necessitam trabalhar mas não tem vaga integral para os filhos, médicos faltando nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e postnhos de saúde, além da falta de projetos que incentivem o comércio e turismo, empreendedores e empresários, estudantes, transporte urbano, funcionalismo, entre outros assuntos de extrema importância.

Quais foram as principais conquistas e aprendizados do seu mandato em Iracemápolis que você pretende aplicar em Piracicaba?

Durante o meu mandato em Iracemápolis, trouxe mais de R$ 2 milhões em emendas junto aos deputados Cezinha de Madureira e Oseias de Madureira, recursos que foram destinados para a infra-estrutura do município e também para custeios na saúde e educação. Pretendo continuar a buscar recursos junto aos deputados estaduais e federais para podermos implementar novos projetos em Piracicaba. Dentre as principais conquistas do meu mandato estão as obras de Infraestrutura e a conquista de três academias ao ar livre. Destaque também para a resolução Nº 142, de minha autoria, que dispõe sobre criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. Vamos trabalhar fortemente na fiscalização e atender sempre as demandas que chegar até nós, assim como fazer o máximo para aproximar o poder público da população, trazendo assim solução para as dificuldades enfrentadas diariamente pelo povo piracicabano.

Que temas e áreas são suas prioridades para a legislatura 2025-2028 em Piracicaba?

Durante a campanha eleitoral, estive bem de perto da população e pude ouvir atentamente as necessidades, que vão desde falta de água em muitos bairros, filas de espera para consultas e exames, vagas em creches, vagas integrais, falta de projetos que incentivem o comércio e turismo, projetos para empreendedores e empresários, projetos para estudantes. O dever do vereador é fiscalizar para que esses serviços básicos estejam funcionando corretamente, para servir a população, teremos também a criação de muitos projetos visando a educação, cultura, sporte e desenvolvimento da cidade.

Como você vê o atual cenário político de Piracicaba e quais são os maiores desafios da cidade?

Piracicaba está com um novo governo, uma nova câmara de vereadores, e tem tudo para voltar a crescer e ser protagonista regional de grandes avanços na saúde, infra-estrutura e economia. Como um bom piracicabano, ficamos inconformados com a estrutura e potencial que nossa cidade tem e isso não tem sido bem trabalhado, mas como costumo dizer, potencial diz a respeito de algo que pode ser, o que preci-samos hoje é de potência, o que a nossa cidade já tem. Somos ricos em recursos, somos uma região metropolitana, temos um hospital metropolitano que pode ser potencializado, UPAs que precisam ser construídas, postinhos de saúdes que precisam ser construídos e outros que precisam de médicos, vagas integrais que precisam ser ampliadas, necessidades que, com a união dos vereadores, prefeito, deputados federais e estaduais podem ser sanadas, e termos aí um avanço para nossa Piracicaba.

Piracicaba tem um histórico e desafios ambientais, como o Rio Piracicaba. Qual será seu posicionamento em relação à sustentabilidade e questões ambientais?

Meu compromisso com a sustentabilidade e as questões ambientais será uma das prioridades no meu mandato. Vamos propor projetos para o Rio Piracicaba e outros recursos naturais da nossa cidade, projetos que contenham ações concretas de preservação, educação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis. Acredito que é possível conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação do meio ambiente, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Como será sua relação com o prefeito e com os demais vereadores?

Minha relação com o prefeito e com os demais vereadores será sempre pautada pelo diálogo e pela busca por soluções que beneficiem a população. Acredito que a política precisa ser colaborativa, independentemente de partidos, focada no bem-estar da cidade. Já há um alinhamento em pautas essenciais, como a melhoria da saúde, educação e infraestrutura, e acredito que podemos trabalhar juntos para enfrentar os desafios da cidade e promover o crescimento sustentável de Piracicaba.

Na sua opinião, qual é o papel do vereador jovem em uma cidade como Piracicaba e como você pretende representar a juventude?

O papel do vereador jovem em uma cidade como Piracicaba é ser uma voz ativa para as novas gerações, trazendo uma visão moderna e inovadora para as decisões políticas. Pretendo representar a juventude com foco em políticas públicas que promovam a inclusão, o acesso à educação de qualidade, o apoio ao empreendedorismo jovem e o incentivo à participação política. Além disso, buscarei fortalecer espaços de diálogo entre a juventude e o poder público, para que as necessidades e os sonhos da nossa geração sejam ouvidos e atendidos.

Como pretende lidar com as questões de infraestrutura, como mobilidade urbana e melhoria das vias, que são demandas frequentes da população?

Vamos propor ao Executivo que priorize a melhoria da mobilidade urbana e das vias, sendo este um dos grandes desafios do nosso mandato, estamos vendo o transito caótico que tem tomado boa parte do tempo do trabalhador que em horários de picos ficam presos e não conseguem retornar com tempo acessível aos seus lares. Por isso, precisamos da elaboração de um bom estudo, projeto e viabilidade, investir em infraestrutura, ampliação de transporte público e ciclovias, além de garantir a manutenção das ruas para mais segurança e acessibilidade.

Qual sua visão sobre a transparência na administração pública?

A transparência é essencial para a confiança pública. Defendo a divulgação clara das ações da Câmara, o uso de tecnologia para facilitar o acesso às informações e a criação de canais de participação direta, como audiências e consultas online.

Em termos de desenvolvimento econômico, quais setores você acredita que Piracicaba pode investir para gerar mais empregos e oportunidades?

Piracicaba pode investir em setores como tecnologia, inovação e sustentabilidade, incentivando startups e empre-sas de tecnologia a se estabelecerem na cidade. Além disso, o fortalecimento da indústria local e o incentivo ao agronegócio sustentável podem gerar mais empregos, assim como também a necessidade do incentivo ao comércio e turismo local. Algo que presenciei durante a campanha, foi passar em áreas centrais e fazer perguntas como, quando o comerciante recebeu a visita de algum político ou órgão público e muitos falaram nunca. Isso não pode e não deve ocorrer em nenhuma circunstância, devemos ter os nossos olhos abertos e ouvidos atentos. Por isso apoiar sempre o comércio local, empreendedores e empresários da cidade.

Como pretende se posicionar em relação às demandas da educação e da saúde, áreas essenciais para o desenvolvimento do município?

Pretendo defender investimentos contínuos em educação e saúde, com foco na melhoria da qualidade e acesso para todos. Na educação, é fundamental ampliar o suporte às escolas, propor investimentos em infraestrutura e capacitação de professores, assim como ampliação das vagas integrais. Também iremos incentivar e sugerir um melhor trabalho em conjunto das pastas de Esporte, Saúde e Educação, pois trabalhando saúde na escola trabalhamos na prevenção, e o esporte precisa ser algo presente na rotina das nossas crianças, sendo instrumento para ensinar a disciplina e estimular o esforço. Na saúde, vamos propor o fortalecimento da rede pública, reduzir filas de espera e garantir mais recursos para o atendimento de qualidade, focando em sanar essas faltas de médicos. Meu objetivo é fiscalizar e garantir que essas áreas, essenciais para o bem-estar da população, recebam a atenção que merecem, para uma Piracicaba mais justa e desenvolvida.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários