A construção de dois dispositivos viários na rodovia Luiz Queiroz (SP-304), em Piracicaba, no trecho que liga a cidade a São Pedro, vai começar em fevereiro. A informação foi dada pela concessionária Eixo SP, que administra a rodovia. O início das obras deveria ter sido anunciado em setembro e, depois, em outubro, mas acabou não sendo realizado.
Os dispositivos viários serão construídos no km 169, no local onde fica a rotatória do posto Bigaton, em Santa Teresinha, e no km 171,4, na Balbo. “A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que a construção de dois dispositivos na Rodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba, está prevista para iniciar em fevereiro de 2025”, informou ao Jornal de Piracicaba.
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As obras estavam previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão), entretanto, com a decisão do Estado, a execução de ambos os viadutos será antecipada, por meio de um termo aditivo contratual. O prazo de conclusão dos dispositivos é de 18 meses.
O projeto dos dois trechos prevê a execução do viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho.
Anel Viário
Além da construção dos dois dispositivos viários, também está em planejamento a construção de um anel viário que terá início no km 27 na Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro, e término no km 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro, com ligação no entroncamento com a Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), na altura do km 176.
A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) espera que, com a construção dessa obra, haverá uma diminuição significativa do VDM (Volume Diário Médio) de veículos nos sete quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de sinistros e óbitos.
A construção do Anel Viário estava prevista para o 21º ano do contrato firmado pela concessionaria Eixo-SP, que se daria em 2041, porém, com a solicitação de antecipação pleiteada em 2021 e após encerradas as etapas de audiência pública e demais trâmites, estima-se que as obras iniciem a partir de 2026.
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