CULTURA

Consciência Negra: crianças grafitam mural de força e diversidade

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Jovens participaram ativamente da criação de uma pintura que simbolizou força e diversidade: o rosto feminino grafitado na parede da arquibancada
Jovens participaram ativamente da criação de uma pintura que simbolizou força e diversidade: o rosto feminino grafitado na parede da arquibancada

Com cores vibrantes e traços cheios de significado, a quadra da Fundação Espírita Allan Kardec, em Franca, ganhou uma nova face em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A transformação foi fruto de uma Oficina de Grafite promovida pelo Projeto Estrelinhas, que reuniu cerca de 30 crianças e adolescentes em uma experiência que combinou arte, cultura e reflexão.

Guiados pelos grafiteiros Wesley Mendes de Paula e Lindsy Gabriel Vieira (Lie), do grupo Reforsus Graffiti Crew, os jovens participaram da criação de uma pintura que simboliza força e diversidade: o rosto feminino grafitado na parede da arquibancada. Sob o tema “Respeito não tem cor. Respeito tem Consciência”, o evento começou com uma roda de conversa sobre a cultura hip hop e os fundamentos do grafite, despertando o interesse e a participação ativa dos jovens.

“Foi incrível ver como eles interagiram, perguntaram e participaram. Plantamos uma sementinha de curiosidade e respeito em cada um deles”, avaliou Wesley, que também conduziu uma demonstração de breaking ao lado de Lie, transformando o evento em uma celebração cultural.

A prática com pincéis e sprays foi um dos momentos mais marcantes. Vitória, de 6 anos, destacou sua empolgação ao pintar uma pétala azul: “Eu gostei muito! É só usar o dedão para apertar o spray se for difícil.” Já Maria Eduarda, de 15 anos, compartilhou sua satisfação: “Foi uma experiência nova para mim. Eu gostei muito.”

Mariana Posterare, coordenadora do Projeto Estrelinhas, enfatizou o impacto da ação. “Foi um momento especial que uniu cultura, arte, diversidade e inclusão. Além do aprendizado, oferecemos uma vivência que essas crianças dificilmente teriam em outros contextos. Essa reflexão sobre respeito e inclusão precisa ser cotidiana, não apenas em datas comemorativas”, afirmou.

Lançado em janeiro de 2024, o Projeto Estrelinhas é uma iniciativa da Fundação Allan Kardec para promover a saúde mental de crianças e adolescentes. Com apoio financeiro do Sicoob 3 Colinas e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Franca, o projeto atende atualmente 110 famílias e tem previsão de expansão para mais de 200 no próximo ano.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários