A Câmara de Piracicaba vota nesta quinta-feira (21) um projeto da prefeitura que autoriza a GCM (Guarda Civil Metropolitana) a fiscalizar embarcações e equipamentos náuticos em rios, córregos, lagos e ribeirões da cidade. A iniciativa inclui um convênio com a Marinha do Brasil para atuação conjunta no Grupamento de Patrulhamento Aquático, especialmente nos rios Piracicaba e Corumbataí.
Saiba mais
- Alerta: risco de temporal em Piracicaba aumenta a partir desta quinta
- Enem dos Concursos: divulgação de resultado final é adiada
O projeto, em regime de urgência e em primeira discussão, foi justificado pelo prefeito Luciano Almeida (PP) como essencial para aumentar a segurança nas atividades aquáticas da região, incluindo eventos como a Festa do Divino e práticas esportivas com caiaques, lanchas e barcos.
A proposta prevê que a GCM possa atuar em casos de acidentes de navegação, excesso de velocidade e circulação em áreas exclusivas para banhistas ou tipos específicos de embarcação. Também está prevista a instalação de sinalização náutica em parceria com a Marinha.
Desde julho, o Grupamento Aquático da GCM já atua em ações de fiscalização, como combate ao despejo irregular de poluentes e orientação sobre pesca proibida. O grupo também colabora na retirada de lixo às margens dos rios e oferece apoio à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, especialmente em áreas de proteção permanente e de mananciais.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.