DADOS VAZADOS

Sabesp sofre ataque cibernético e investiga vazamento de dados

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo/GCN
Companhia alega que não houve intercorrências relacionadas às operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto
Companhia alega que não houve intercorrências relacionadas às operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sofreu um ataque cibernético no dia 1º. De acordo com a empresa, alguns dados pessoais considerados ‘não sensíveis’ foram vazados.

“A companhia, preventivamente, notificou, na mesma data, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, embora as informações obtidas até o momento não permitam concluir que se trata de um cenário de notificação obrigatória”, disse, em nota, a entidade.

A Sabesp também afirmou que contratou uma equipe especializada para investigar o ataque e suas causas, extensões e possíveis responsáveis.

Apesar do problema, a empresa alega que não houve intercorrências relacionadas às operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

Em nota, a instituição “reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança das informações de seus clientes” e diz que vai continuar mantendo o público informado sobre quaisquer desdobramentos relevantes.

Instabilidades

Coincidentemente ou não, alguns clientes da Sabesp em Franca relataram que estão com problemas relacionados a pagamentos e emissões de boletos.

No caso de um deles, a fatura foi paga há seis dias, mas, até esta terça-feira, 12, o débito não havia sido dado como quitado no sistema.

Contatada, a companhia afirma que não é possível cravar que a falha tenha a ver com o ataque cibernético.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários