A Prefeitura de Araçatuba deu início, na sexta-feira (1º), às obras para a construção do novo Terminal Rodoviário da cidade. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dilador Borges, junto com representantes da Cotema - Construtora e Administradora Mantiqueira LTDA, vencedora da licitação, que executará o projeto através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O processo de concessão do terminal foi realizado por meio da Concorrência Eletrônica n.º 019/2024, conduzida pela Secretaria Municipal de Administração em 24 de setembro deste ano. O contrato, formalizado em 31 de outubro, prevê a administração, operação e exploração comercial do terminal por 35 anos após a construção. A concessionária Cotema será remunerada pela administração pública com um valor mensal de R$ 109.976,19, totalizando R$ 46.190.000,00 ao longo do período de vigência do contrato. Ao término da concessão, toda a estrutura será revertida ao município, sem custos adicionais.
Para gerenciar o projeto, a Cotema estabeleceu uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) denominada “Rodoviária Araçatuba”. A empresa deve iniciar a preparação do terreno em cerca de 20 dias e tem um prazo de 45 dias para submeter o projeto executivo para aprovação. A estimativa é que o novo terminal esteja concluído em até dois anos.
Em operação desde 1970, a atual rodoviária de Araçatuba ocupa um edifício de 5 mil metros quadrados no Paço Municipal e é referência em transporte público para toda a região noroeste paulista, atendendo a linhas intermunicipais e estaduais.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.