Fundada em 1901, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP contou, na primeira metade do século 20, com uma usina de força própria para suprir parte da sua demanda energética.
A estrutura foi inaugurada em 1920, oferecida pela Societé Suisse de Construções de Locomotivas e Máquinas Winterthur, através da Sociedade Comercial e Industrial Suíça do Brasil, que tinha sede no Rio de Janeiro, São Paulo e Zurich.
Desativada no início da década de 1950, no local encontram-se antigos medidores de corrente elétrica. Reformada, conta com dois conjuntos de moto-geradores, um transformador e o quadro de força, todos com bom estado de conservação e em condições de operar e gerar energia elétrica, desde que seja efetuada uma revisão.
Preservado até hoje, esse maquinário agora estará aberto ao público desde o início de outubro, quando a Esalq inaugurou a exposição Usina de Força da Esalq, e oferece à sociedade mais um espaço de visitação científica e cultural. A inauguração do novo espaço integrou a programação da 67ª Semana Luiz de Queiroz.
A exposição está aberta até o dia 31 de outubro, às terças, quintas e sextas, das 14h às 16h30. Depois, de 7 de novembro a 12 de dezembro, às quintas-feiras, no mesmo horário das 14h às 16h30.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.