VIVER BEM

Segredo para ter uma vida saudável é não ficar parado


| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução

Geralmente definida como a faixa etária entre 40 e 60 anos, a meia-idade é um ponto de mudança. É um momento em que nossos comportamentos passados começam a nos afetar e começamos a notar nossos corpos e mentes envelhecendo - às vezes, isso gera certa frustração ou angústia. Mas também é uma oportunidade: o que nossos anos mais avançados parecerão não está predestinado, e ainda há tempo para fazer ajustes para melhorar a saúde e o bem-estar no futuro. As informações são do jornal New York Times.

"Coisas que você faz ou que acontecem na meia-idade podem ter efeitos a longo prazo na vida - disse ao jornal Margie Lachman, professora de psicologia na Universidade de Brandeis e especialista em meia-idade: - Então, é um período realmente importante para prestar atenção ao seu corpo. E uma das principais questões que surgem nesse momento da vida é: de onde vem essas dores que estou sentindo? Segundo especialistas, algumas dessas dores podem ser apenas musculares. As pessoas tendem a ser menos ativas na meia-idade do que eram na juventude, e se você não está acostumado a trabalhar um grupo muscular específico, tarefas simples como varrer a casa podem deixá-lo dolorido", explica Scott Trappe, diretor do Laboratório de Performance Humana da Universidade de Ball State.

A massa muscular também começa a diminuir naturalmente nessa fase, o que pode resultar em articulações mais doloridas. "O que o músculo faz é suportar parte do peso que você está carregando e aliviar as articulações da dor", informa Arun Karlamangla, professor na Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) especializado em geriatria.

Todos esses problemas podem ser melhorados com exercícios. O treinamento de força é crucial para compensar a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, e o aeróbico tem importantes benefícios cardiovasculares e outros. "A solução é a atividade física", diz Karlamangla.

Principais questões da vida entre os 40 e 60 anos

Por que tudo se acumula na região abdominal?

Homens e mulheres tendem a se queixar de um aumento na gordura abdominal, em particular, na meia-idade. Há evidências de que, pelo menos para as mulheres, a queixa é justificada: por razões que os cientistas ainda não entendem 100%, à medida que os níveis hormonais mudam com o início da menopausa, a gordura começa a se acumular mais na barriga.

Perimenopausa: afinal, o que é isso?

A perimenopausa pode pegar as mulheres de surpresa. A menopausa é definida como a ausência de menstruação por um ano, e ocorre, em média, por volta dos 51 anos. Porém, as mulheres podem experimentar flutuações dramáticas na função ovariana e nos níveis de estrogênio por até 10 anos antes de parar de menstruar.

Os fogachos e os suores noturnos são os sintomas mais frequentemente relatados, mas irritabilidade, confusão mental e sentimentos de ansiedade e depressão também são comuns. A terapia hormonal pode ajudar, e os riscos de efeitos colaterais são menores quando é iniciada precocemente. Tecnicamente, o tratamento é aprovado para fogachos, secura vaginal e prevenção da perda óssea, mas Karlamangla diz que também pode ajudar com sintomas de humor e sono. Em mulheres que estão na perimenopausa e ainda podem engravidar, os médicos podem prescrever anticoncepcionais hormonais para ajudar a regular

Começa a esquecer coisas?

Sua memória provavelmente não é tão boa quanto era entre os 20 e 30 anos. Mas isso é apenas parte normal do desenvolvimento do cérebro. O volume cerebral atinge o pico na casa dos 20 anos e depois diminui lentamente ao longo da vida adulta; essa perda começa a acelerar na casa dos 50 e 60 anos. Regiões envolvidas na atenção, memória e funções executivas são especialmente afetadas, o que, por sua vez, podem alterar alguns aspectos da cognição, como a rapidez do pensamento. O principal sinal de que algo pode estar errado é se sua memória estiver muito pior em comparação com seus pares, ou se ela declinar rapidamente, disse Wig. Se está preocupado com a perda de memória, ou se tem um histórico familiar de demência precoce, consulte seu médico.

Hormônios: Para onde foi minha libido?

Homens e mulheres podem experimentar uma diminuição do desejo sexual na meia-idade por uma variedade de razões. Por que isso pode acontecer com os homens? Às vezes, os hormônios são os culpados. Preocupações com a baixa testosterona têm recebido muita atenção recentemente, e os níveis realmente caem com a idade. O importante é sempre buscar ajuda de médicos e terapeutas.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários