PARALISAÇÃO NACIONAL

Greve do INSS afeta atendimento em agências de Campinas e região

Por Redação | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Greve afeta agências do INSS na região
Greve afeta agências do INSS na região

Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciaram uma greve nacional nesta terça-feira, 16, por tempo indeterminado, e nesta quarta-feira, 17, ao menos três agências da região aderiram à greve e tiveram o funcionamento afetado: Campinas (Amoreiras), Sumaré e Artur Nogueira. Outras agências estão funcionando, mas poderão ter atendimentos reagendados devido à adesão de parte dos servidores, casos das agências Campinas (Centro), Americana e Hortolândia.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Dentre as reivindicações dos grevistas estão melhores condições de trabalho, cumprimento do acordo da greve de 2022, recomposição de perdas salariais e valorização da carreira, dentre outras demandas.

Proposta

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que apresentou uma proposta à categoria, e ela prevê um ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. Segundo a pasta, esse ganho cobriria as perdas inflacionárias registradas no atual governo e em parte de gestões anteriores.

Atendimento

O INSS informou que, mesmo durante a greve, mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma "Meu INSS", disponível para celulares e também computadores. Já a Central de Atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.

Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões.

Perícias seguem acontecendo

Segundo o INSS, a mobilização não atinge a perícia médica.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários