ESPETÁCULO

Cia. A DitaCuja apresenta “A Garota que guiava trens”

Espetáculo de bonecos híbridos narra a história de uma personagem cansada da rotina, alterada por uma tragédia

24/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Aloander Oliveira

Além de apresentar o espetáculo neste sábado (25), às 20h, no Espaço Protótipo, o grupo vai realizar uma oficina voltada ao trabalho com bonecos em cena
Além de apresentar o espetáculo neste sábado (25), às 20h, no Espaço Protótipo, o grupo vai realizar uma oficina voltada ao trabalho com bonecos em cena

A Cia A DitaCuja, grupo teatral de Ribeirão Preto, realiza atividades gratuitas em Bauru. Além de apresentar o espetáculo "A Garota que guiava trens, no de repente de uma tragédia sem tamanho" neste sábado (25), às 20h, no Espaço Protótipo, o grupo também realiza uma oficina voltada ao trabalho com bonecos em cena.

Na peça, uma jovem maquinista de trem segue a profissão "herdada" de várias gerações de mulheres da família e se questiona sobre os trilhos do seu destino enquanto segue sua rotina, encontrando figuras marcantes pelo caminho. Um acontecimento inesperado, no entanto, muda o curso da sua história e de todos pelo caminho.

O espetáculo crítico convida todos à reflexão. "Abordar temas críticos num espetáculo teatral é extremamente agregador, faz diferença, principalmente para a juventude, ainda em processo de formação intelectual, vivendo o momento de começar a olhar para o contexto social em que está inserido. Quem desenvolve a habilidade de filtrar o que recebe de fora, a partir de uma ótica mais humanista, com princípios éticos e de diversidade, torna-se capaz de posicionar-se ante à vida em sociedade e protagonizar sua própria história. Esse é o papel do teatro, esse é o nosso trabalho", diz a atriz e dramaturga Monalisa Machado.

Integram o elenco também: Michelle Maria, Rafa Touso, Monalisa Machado e Tânia Alonso, que também assina a direção junto com Flávio Racy. A trilha sonora foi criada por Guilherme A.B.C. Ishie, os figurinos são assinados por Zezé Cherubini e a cenografia e desenho de luz são criação de Flávio Racy. A produção executiva é de Bárbara Monsignore e Flávio Racy, assessoria de imprensa e redes de Michelle Maria e Tatiana Constantini, produção geral de Subverta Ateliê de Criação, Produção e Comunicação e apoio do Grupo Protótipo Tópico e produção local da Alumia Criativa. A recomendação etária é 12 anos.

As atividades serão realizadas gratuitamente por meio de premiação no Edital Proac 2023 - Circulação de Espetáculos Teatrais do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e estarão presentes em nove cidades do interior paulista.

BONECOS HÍBRIDOS

Em seus mais de 17 anos de atividade, a Cia A DitaCuja sempre criou espetáculos a partir de pesquisas temáticas, de linguagens e dramaturgia própria, baseadas em processos criativos que deram origem a obras infantis, adultas, de ocupação, de palhaçaria e para a rua. Simultaneamente, o grupo desenvolve pesquisas em performance e teatro de animação, a partir do teatro lambe-lambe, teatro de sombras e agora também com o boneco híbrido, utilizado no espetáculo.

OFICINA

Além da apresentação, o grupo também realiza a oficina "Bonecando - Introdução ao teatro de animação", destinada a interessados em geral e praticantes das artes cênicas e que tem por objetivo, proporcionar uma experiência no universo do teatro de animação. A partir de exercícios práticos os participantes terão contato com as técnicas bases para manipulação de bonecos e criação de cenas de teatro de animação. A oficina foi idealizada a partir da própria vivência do grupo com exercícios e jogos praticados em sala de ensaio. A oficina acontecerá no DEA - unidade 2 das 14h às 16h. Vagas: 20 primeiros a partir de 12 anos.

SERVIÇO

Sábado, às 14h, a Oficina "Bonecando - Introdução ao teatro de animação" DEA - unidade 2: rua Dr. Alípio dos Santos 5-22. Às 20h, acontece o espetáculo "A Garota que guiava trens - no de repente de uma tragédia sem tamanho", no Espaço Protótipo, que fica na rua Marcondes Salgado 1-66. Ingressos gratuitos.



Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.