Quatro candidaturas a vereador foram indeferidas em Araçatuba, conforme dados obtidos pela Coluna Periscópio junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O total de registros deferidos na cidade foi de 269. Com isso, apenas 1,43% das solicitações foram indeferidas, enquanto 1,79% renunciaram às suas candidaturas, indicando um ambiente de ampla aceitação.
As razões para os indeferimentos em Araçatuba incluem inelegibilidade infraconstitucional, ausência de condições de elegibilidade e inelegibilidade constitucional, com três casos de cada um desses motivos. A ausência de quitação eleitoral também contribuiu para um indeferimento.
Ao comparar esses números com o estado de São Paulo, nota-se que 6% dos 78.288 pedidos de registro de candidatura foram indeferidos, aguardando recursos ou cancelamentos por diversas razões. O TRE-SP também destacou que, do total de solicitações, 2.107 foram para o cargo de prefeito, 2.137 para vice-prefeito e 74.044 para vereador. Essa diferença em porcentagem revela que Araçatuba apresenta um índice de indeferimento abaixo da média estadual.
Documento
Há uma série de proibições para o eleitor que vai votar neste domingo (6). No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título. O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.
Exigência
Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre eles e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.