MELHORIAS

Biblioteca Municipal de Araçatuba reabre na terça-feira, 23, após reforma geral

A reforma, que teve início em 2023, contemplou toda a área interna e externa da biblioteca, visando melhorias e acessibilidade

17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

A reforma também visa a inclusão e acessibilidade
A reforma também visa a inclusão e acessibilidade

Com investimento total de R$ 1.246.685,87, a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba concluiu as obras de reforma, adequação e inovação na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, que integra o Complexo Cultural Bandeiras, no bairro Das Bandeiras.

Iniciada em março de 2023, a renovação foi realizada pela Kairos Construções e Empreendimentos Fernandópolis Ltda EPF, contemplando a troca de toda cobertura e do sistema de calhas; execução de reforço estrutural na fundação; reforma completa dos sanitários masculino, feminino e de funcionários, implantação de sanitários acessíveis; reforma de todo o piso interno da biblioteca e pintura externa de todo o prédio.

Como inovações, houve mudança da entrada da biblioteca, com implantação de rampa de acesso ao prédio; construção de sanitário acessível (Saguão das Artes); pintura interna do saguão e da biblioteca infantil e adequação das instalações elétricas do prédio.

Estrutura e serviços
A Biblioteca Municipal de Araçatuba foi criada em 12 de maio de 1940. Após ter sido instalada em alguns prédios na cidade, na década de 80 teve construído seu prédio próprio, com área de 1.348 m². O prédio, que havia sido construído em área verde, teve a documentação regularizada na atual administração, o que permitiu o investimento do município em sua reforma, e foi nomeado como “Complexo Cultural Bandeiras”, que abriga a Biblioteca Pública Municipal “Rubens do Amaral”, o Teatro “Paulo Alcides Jorge” e o Saguão das Artes “Mildred Lourdes Pacitti”, para exposições.

A Biblioteca tem mais de 27 mil usuários cadastrados e disponibiliza aproximadamente 40 mil exemplares de livros para empréstimo e consulta, hemeroteca com aproximadamente 3 mil recortes de periódicos, jornais da cidade encadernados desde 1965 e espaço infantil com mobiliário adequado.

No ano de 2022, a média mensal de frequentadores na biblioteca foi de 470 pessoas; a média mensal de livros emprestados foi 550 e 630 alunos da rede municipal visitaram o espaço.

Além disso, o local recebe visitas monitoradas de escolas e instituições, lançamento de livros de escritores locais, contação de histórias. Os pontos de leitura espalhados pela cidade são reabastecidos pela Biblioteca com os livros doados pela população. A Biblioteca também recebe atividades através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, como o Programa Viagem Literária, capacitações e doação de kit de livros.

O Complexo Bandeiras é na rua Armando Sales de Oliveira, sem número, Bairro das Bandeiras. Seu horário de funcionamento é de segunda sexta-feira, das 8h às 17h.

Como funciona

  • Empréstimo de 3 exemplares por carteirinha.
  • Prazo de devolução: 7 dias corridos.
  • O livro pode ser renovado por até 4 vezes no balcão de atendimento ou pelo ícone "Acervo - Pesquisar" no site www.bibliotecadearacatuba.com.br
  • O livro não poderá ser renovado se houver pedido de reserva.
  • É obrigatória a apresentação da carteirinha de usuário ou RG para o empréstimo.
  • Menores de idade precisam da presença de um responsável para fazer o cadastro.
  • Não é necessário ter o cadastro para utilizar o espaço da Biblioteca para estudo, pesquisa ou lazer.

Contatos

  • Telefone: 018 3622-5559
  • Site: www.bibliotecadearacatuba.com.br
  • Facebook e Instagram: @bibliotecamunicipaldearacatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.