EXTERIOR

Ataque da Rússia deixa ao menos 18 mortos no norte da Ucrânia

Três explosões atingiram uma movimentada área central da cidade pouco depois das 9h, horário local, destruindo um hotel, disseram autoridades

17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/Instagram

O presidente Volodimir Zelenski pediu aos aliados de Kiev que se apressem em apoiar a defesa aérea ucraniana
O presidente Volodimir Zelenski pediu aos aliados de Kiev que se apressem em apoiar a defesa aérea ucraniana

Três mísseis russos atingiram nesta quarta-feira o centro de Tchernihiv, uma cidade no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia. A ofensiva deixou ao menos 18 mortos, dezenas de feridos e edifícios civis danificados.

O presidente Volodimir Zelenski pediu aos aliados de Kiev que se apressem em apoiar a defesa aérea depois que a cidade se tornou o mais recente alvo de uma intensificação da campanha de ataques aéreos russos. "Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo em combater o terrorismo russo tivesse sido suficiente", escreveu Zelenski no aplicativo de mensagens Telegram.

Três explosões atingiram uma movimentada área central da cidade pouco depois das 9h, horário local, destruindo um hotel, disseram autoridades. O ataque também danificou um hospital, uma instalação educacional e dezenas de carros particulares, disseram autoridades. "Infelizmente, a Rússia continua a envolver-se em atividades terroristas contra civis e infra-estruturas civis, como confirmado mais uma vez por este ataque a Tchernihiv", disse o presidente da Câmara em exercício, Oleksandr Lomako, na televisão nacional.

Mais de 60 pessoas, incluindo três crianças, ficaram feridas, disse Lomako. A Rússia atacou com três mísseis de cruzeiro Iskander, informou o governador Viatcheslav Chaus à emissora pública Suspilne. No entanto, os russos negam que tivessem alvos civis.

Enquanto os civis removiam vidros e detritos com pás perto de casas residenciais, os médicos locais instaram os residentes a doar sangue e as autoridades municipais declararam um dia de luto.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, expressou gratidão à Alemanha por fornecer uma terceira bateria de defesa aérea Patriot adicional, instando os outros aliados do país a seguirem o exemplo.

A Ucrânia enfrenta uma grave escassez de munições, incluindo sistemas de defesa aérea e mísseis, com o financiamento vital dos EUA bloqueado pelos republicanos no Congresso durante meses. Além disso, a União Europeia não tem conseguido repor armamentos.

A Rússia aproveitou estes atrasos nas últimas semanas, intensificando os seus ataques às cidades ucranianas. O governo de Vladimir Putin tem alvos como o setor de energia e outras infra-estruturas críticas. Os russos invadiram a Ucrânia em Fevereiro de 2022 e lançou milhares de mísseis e drones contra cidades, vilas e aldeias ucranianas em ataques que mataram centenas de civis.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.