ELEIÇÕES 2024

Araçatuba tem mais de 25 mil eleitores sem registro de biometria

O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação

16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

TSE/Divulgação

Os eleitores que queiram fazer o registro biométrico devem se dirigir até o Cartório Eleitoral
Os eleitores que queiram fazer o registro biométrico devem se dirigir até o Cartório Eleitoral

Dos 153.442 eleitores de Araçatuba, 25.237 ainda não têm registro de biometria. Esta quantidade representa 16,45% do total. Os dados foram obtidos pela reportagem da Folha da Região a partir das estatísticas oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na região, o maior percentual de pessoas que ainda não concluíram o cadastro é o de Penápolis, que chega a 22,90%. Birigui tem 15,82% dos votantes precisando atualizar o dado e Andradina, 16,47%.

Os eleitores araçatubenses que queiram fazer o registro biométrico devem se dirigir até o Cartório Eleitoral, que fica na rua Brigadeiro Luis Antônio, 46, no bairro Higienópolis. O atendimento é das 11h às 17h. É preciso levar documento com foto.

Para verificar se há identificação biométrica cadastrada na Justiça Eleitoral e se o título de eleitor está regular, é possível fazer pela internet. No site do TSE (tse.jus.br), clicar em Autoatendimento Eleitoral, em seguida clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral”.

O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Assim como qualquer outra atualização no cadastro eleitoral, a data-limite para a coleta biométrica neste ano eleitoral é 8 de maio. Nos 150 dias anteriores às eleições, não é permitida nenhuma alteração.

O TSE destaca, no entanto, que eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada não terá impedimento de votar nas Eleições Municipais de 2024, assim como em todos os pleitos anteriores a partir de 2008, quando essa coleta passou a ser realizada.

A Justiça Eleitoral coleta as impressões digitais de todos os dedos das mãos da pessoa, a assinatura e a foto digitalizadas, além de atualizar os dados biográficos.

Primeira via
Para tirar a primeira via do título eleitoral, a pessoa deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e clicar em Autoatendimento Eleitoral. Em seguida, basta acessar “Título Eleitoral” e “Tire seu título eleitoral”. Depois de preencher a solicitação de primeiro título, alteração de dados, transferência ou regularização da inscrição, se o eleitor ainda não tiver feito a coleta, e se ela for exigida, o sistema emitirá um aviso sobre a necessidade de comparecimento a um cartório eleitoral ou a uma central de atendimento no prazo de 30 dias.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.