1º DE ABRIL

Origens do Dia da Mentira: conheça a história por trás da tradição

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Pinóquio: personagem marcado pelas mentiras
Pinóquio: personagem marcado pelas mentiras

Você sabe de onde vem o 1º de abril como Dia da Mentira? Embora seja um dia associado à diversão e brincadeiras, a origem desse costume remonta há séculos e tem raízes na história europeia.

A tradição do Dia da Mentira tem suas origens na França do século XVI, durante a Idade Média. Naquela época, o calendário em vigor era o juliano, e o ano novo era comemorado em 1º de abril. No entanto, em 1564, o rei Carlos IX decidiu mudar para o calendário gregoriano, onde o ano começava em 1º de janeiro.

Porém, nem todos adotaram imediatamente essa mudança, e aqueles que ainda celebravam o ano novo em abril foram ridicularizados e chamados de “bobos de abril”. Essa zombaria incluía convites para festas fictícias, presentes e cartões de comemoração falsos.

Desde então, o 1º de abril ficou associado ao humor e às brincadeiras, sendo conhecido como o Dia da Mentira em muitos países ao redor do mundo.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • José da Silva 01/04/2024
    A reportagem cita que \"A tradição do Dia da Mentira tem suas origens na França do século XVI, durante a Idade Média.\". A idade média terminou antes do século XVI. Terminou em 1.453 DC, portanto no século XV, com a tomada de Constantinopla.