DENGUE

Dez bairros recebem 9° mutirão de combate à dengue em Campinas; veja lista

Metrópole já registrou mais de 32 mil casos da doença, além de quatro mortes.

Por Higor Goulart | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Mutirões em Campinas visitaram cerca de 34 mil imóveis em 2024
Mutirões em Campinas visitaram cerca de 34 mil imóveis em 2024

A Secretaria Municipal de Saúde realiza um novo mutirão de combate à dengue neste sábado, 30 de março. Este será o 9º mutirão em Campinas, que já registrou mais de 32 mil casos da doença, além de quatro mortes.

A ação começa às 8h30 e a pasta definiu a visita em dez bairros. São eles: Vila 31 março; Parque Brasília; Vila Lafayette Álvaro; Jardim Boa Esperança; Vila Tofanelo; Jardim Madalena; Jardim Conceição; Jardim Liria; Parque Imperador; Jardim Flamboyant.

As equipes do Devisa (Departamento de Vigilante em Saúde de Campinas) se encontram no Centro de Educação Infantil Professor Hilton Federicci, na Vila 31 de março, e partem para os demais bairros.

O mutirão deve reunir voluntários e agentes de saúde, entre trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros.

Os agentes usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

Para identificar a presença de criadouros do Aedes aegypti, a Saúde mantém a estratégia de usar drones, que devem sobrevoar áreas com piscinas e caixas d'água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados.

Somente este ano, Campinas já realizou oito mutirões de combate à dengue. Ao todo, 35,4 mil imóveis foram visitados e milhares de moradores receberam orientações  sobre como retirar criadouros do mosquito transmissor.

O desafio, no entanto, segue sendo ter acesso aos imóveis. Segundo a Saúde, quase metade dos espaços são encontrados inacessíveis pelos agentes por estarem fechados, desocupados ou em virtude de impedimento dos moradores.

Ainda assim, nas ações até aqui, a pasta já realizou:

  • Controle de criadouros: 254,3 mil imóveis visitados
  • Nebulização costal: 37,7 mil imóveis visitados
  • Nebulização veicular: cobertura de 37,4 mil imóveis
  • Busca ativa + controle de criadouros: 49 mil imóveis visitados
  • Avaliação de densidade larvária realizada por agente comunitário de saúde: 27,1 mil imóveis visitados
  • Avaliação de densidade larvária feita por agente de apoio ao controle ambiental: 1,6 mil imóveis visitados
  • Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,3 mil imóveis visitados

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.