POLÍTICA

As vitórias de Dário Saadi

Prefeito comemorou o envio de vacinas contra a dengue para a cidade e ainda foi atendido pelo Governo do Estado na criação de vagas para hemodiálise na região.

Por Flávio Paradella | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Decisões foram comemoradas pelo prefeito em declaração oficial e nas redes sociais.
Decisões foram comemoradas pelo prefeito em declaração oficial e nas redes sociais.

Foi uma quarta-feira inegavelmente vitoriosa para o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). O chefe do executivo destravou o envio de vacinas contra a dengue para a cidade e ainda foi atendido pelo Governo do Estado na criação de vagas para hemodiálise na região.

Desde o início do ano, Saadi cobrava e chegou até a insinuar motivações políticas para Campinas não estar incluída pelo Ministério da Saúde na lista de munícipios contemplados para receber a primeira remessa do escasso imunizante. O governo federal determinou critérios e a metrópole, lá atrás, não se encaixava. Por sinal, nem mesmo a capital paulista, também em situação complicada, recebeu.

Na semana passada, Dário, que é vice-presidente da área de saúde da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), teve uma reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trinidade, e pediu que a pasta fizesse uma revisão nas determinações e que cidades que registrem situações como Campinas recebessem as doses, levando em conta a procura aquém do esperado nos municípios com as vacinas.

Nesta quarta, o Ministério da Saúde anunciou um novo entendimento e autorizou a realocação das doses para outras 154 cidades, incluindo Campinas. Um alívio que foi comemorado pelo prefeito em declaração oficial e nas redes sociais.

Em outra frente, mas também na área da saúde, foi o acordo firmado com o Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para expandir as vagas de hemodiálise na região de Campinas. A medida foi anunciada também nesta quarta-feira e provoca um desafogo na fila e em leitos. Em um momento de pressão por vagas, o anúncio é primordial para a gestão das unidades e hospitais.

Enfim, pontos importantes da área mais sensível de qualquer administração pública, e que ganha uma cobrança ainda maior quando o prefeito é médico, o caso de Dário Saadi.

Revés

Mas não foi só alegria. A atrasada obra do Pronto Socorro Adulto do Hospital Mário Gatti é um incômodo para Dário Saadi, afinal era uma das grandes intervenções para já constar lista de entregas.

Além de oferecer melhor estrutura para o usuário, era uma reforma esperada para integrar o rol de feitos a serem explorados na reeleição.

Porém, a evidente e demasiada demora quase gerou o rompimento do contrato com a construtora encarregada dos trabalhos, que buscou a prefeitura para um acordo e firmou um Termo de Ajustamento de Conduta para seguir com as obras.

A reforma do pronto-socorro adulto (PSA) do Hospital Mário Gatti ficou para 25 de junho e a área do antigo pronto-socorro infantil até 20 de agosto.

A reforma estava prometida para outubro do ano passado.

Paulo Haddad no PSD

Já até circula o convite para o ato de filiação do líder de governo, Paulo Haddad, ao PSD, evento que será terça-feira, dia 2 de abril, às 19h, no Clube da Vila Marieta.

O destino do vereador vinha sendo comentado bem antes da janela partidária, afinal Haddad faz parte do Cidadania, o partido que abriga um dos principais adversários de Dário Saadi (Republicanos) à reeleição, o deputado estadual, Rafa Zimbaldi.

Após um tempo de análise, Haddad decidiu pelo PSD e será companheiro de bancada de Nelson Hossri.

A legenda abriga também a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, e, recentemente, trouxe para suas fileiras o deputado federal, Carlos Sampaio.

Marrom Cunha no MDB

O vereador Marrom Cunha realiza nesta quinta, 28, às 18h, o seu ato de filiação ao MDB.

O parlamentar deixa o Solidariedade, sigla pela qual foi eleito em 2020, e segue para partido comandando pelo colega de legislativo Arnaldo Salvetti, em Campinas.

Com isso, o Solidariedade passa a ter um único representante na Câmara, o vereador Jair da Farmácia.

Marcelo Silva no PP

Ninguém tinha dúvida que o vereador Marcelo Silva estava de mudança para o PP, mas a demora para uma oficialização chamou a atenção.

Desde o ano passado, o parlamentar da bancada de direita na Câmara de Campinas tem estado mais próximo do Progressista do que do PSD, seu atual partido.

E, recentemente, elogia e cita abertamente Maurício Neves, presidente estadual do PP, e Ciro Nogueira, senador e presidente nacional da sigla.

Ao colunista, Marcelo Silva disse que o ato simbólico de filiação será no dia 10 de abril, após a janela partidária, porém, claro, o parlamentar já estará no novo partido na ocasião.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.