DENGUE

Saúde realiza reunião para alinhar os protocolos de enfrentamento de arboviroses

As reuniões ocorrem semanalmente entre os representantes de departamentos e de divisões da pasta

28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Embora muitos municípios da região tenham decretado emergência, Bauru está em estado de alerta em relação aos casos de dengue
Embora muitos municípios da região tenham decretado emergência, Bauru está em estado de alerta em relação aos casos de dengue

Com o objetivo de garantir oferta adequada dos serviços e dos recursos necessários à vigilância e assistência em saúde oportunas e de qualidade aos casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira (26) mais uma reunião da Sala de Situação das arboviroses (vírus transmitidos principalmente por mosquitos), instituída em fevereiro. Embora muitos municípios da região tenham decretado emergência, Bauru está em estado de alerta em relação aos casos de dengue.

As reuniões ocorrem semanalmente entre os representantes de departamentos e de divisões da pasta. A primeira reunião de ampliação dos membros integrantes da Sala de Situação, ocorrida na terça-feira, contou com a presença e participação dos gestores e prestadores de serviços contratados pela pasta e que atuam nas Unidades de Urgência e Pronto Atendimento, bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

O encontro foi marcado para o alinhamento dos protocolos médicos e sanitários de enfrentamento das arboviroses, visando atender às diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, bem como validar as ações do Plano de Contingência de Arboviroses do Município, incluindo o planejamento, monitoramento e avaliação dos procedimentos adotados para otimizar as ações de prevenção, controle e monitoramento dos casos de arboviroses.

Todos os pacientes são acolhidos e atendidos pelas equipes da rede municipal de saúde e os casos de internação são encaminhados ao Hospital Estadual de Bauru, quando pacientes adultos, e ao Hospital das Clínicas, quando criança.

A Sala de Situação das Arboviroses tem a finalidade de garantir o trabalho das equipes de saúde envolvidas no enfrentamento ao Aedes aegypti, como também planejar, coordenar e controlar as medidas de prevenção e combate para uma capacidade de resposta adequada aos níveis de transmissão em seu período crítico. A Sala também proporciona a segurança do atendimento conforme os protocolos estabelecidos aos casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela na rede de atenção à saúde, respeitando a hierarquia de seu sistema regionalizado. Por isso, a importância do alinhamento dos protocolos entre todos os envolvidos para uma resposta rápida e eficaz quanto ao diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Assistência Farmacêutica

A Secretaria de Saúde vai manter a Unidade de Assistência Farmacêutica (UAF) do Bela Vista com funcionamento no feriado da Paixão de Cristo, abrindo nesta quinta-feira (28), sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31) em horários diferenciados. A UAF do Bela Vista, localizada no quarteirão 14 da Rua Santos Dumont, vai atender nos seguintes dias e horários. Quinta-feira - das 7h às 19h, com entrega de senhas até as 18h. Sexta-feira - das 7h às 13h, com entrega de senhas até as 12h. Sábado - das 7h às 19h, com entrega de senhas até as 18h. E domingo - das 7h às 13h, com entrega de senhas até as 12h.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.