EPIDEMIA DE DENGUE

Com 22% das mortes por dengue em SP, Vale fica de fora de lista da vacina de ministério

Região não foi contemplada em ampliação da distribuição da vacina contra dengue anunciada pelo Ministério da Saúde

Por Da redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução / José Cruz / Agência Brasil

Profissional de saúde aplica vacina contra a dengue
Profissional de saúde aplica vacina contra a dengue

O Vale do Paraíba ficou de fora da lista de distribuição da vacina contra a dengue anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (27). Trata-se de uma ampliação do imunizante para mais 154 municípios brasileiros.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

Até então, 521 municípios haviam sido selecionados para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença na rede pública, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Nesta ampliação da vacina, de acordo com a pasta, serão contempladas as seguintes regiões de saúde no estado de São Paulo: Aquífero Guarani, Região Metropolitana de Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo.

Também receberão as novas doses as regiões de Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife, Apucarana (PR) e Grande Florianópolis.

No entanto, o Vale é a região paulista atualmente com mais mortes em decorrência da doença, com 32 óbitos confirmados, segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do governo estadual.

Isso representa 22% do total de óbitos por dengue no estado, que chegou a 146 mortes por dengue. A região supera a capital (19 mortes e 13%), RM Campinas (9 mortes e 6%  e São José do Rio Preto (5 mortes e 3,4%), que foram contempladas pelo Ministério da Saúde.

Quanto ao número de casos confirmados, o Vale é segunda região paulista com mais casos da doença, com 53,6 mil e 13,6% da totalidade do estado. Fica atrás apenas da capital, que tem 89,1 mil e 22,6% de São Paulo. Campinas é a terceira com 52,1 mil casos e 13,2% o estado.

VACINAS.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, até o momento, 1,23 milhão de doses foram enviadas aos estados e municípios desde o início da vacinação contra a dengue. Dessas, 534,6 mil foram registradas como aplicadas, enquanto 700,4 mil ainda não foram registradas. De todos os 521 municípios que receberam a vacina, 13 não enviaram dados para o governo federal.

Além disso, 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses, Márcio Garcia, detalhou o esquema de ampliação de municípios contemplados.

“A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados.”

Segundo Garcia, a redistribuição para municípios dentro dos próprios estados será regulamentada por uma nota técnica publicada ainda hoje. Duas unidades federadas não têm municípios para remanejar as doses recebidas: o Distrito Federal, por uma característica local, e Mato Grosso do Sul, que foi contemplado em sua totalidade.

“A solução que encontramos foi concentrar as doses próximas do vencimento dessas duas unidades federadas e, para facilitar a logística, encaminhar tudo para um estado só. Escolhemos o Amapá, considerando o quantitativo de doses que teremos, a concentração da população na capital e o número de municípios que o estado tem, sem falar na própria situação epidemiológica, que justifica esse remanejamento.”

Ainda segundo Garcia, o ministério recebeu nova remessa de doses contra a dengue – a primeira comprada, já que a anterior foi doada pelo fabricante. Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação.

“Decidimos seguir a lista que foi pactuada com representações de estados e municípios. Seguimos a ordem e vamos garantir a distribuição de doses para contemplar essas regiões. A ideia é encaminhar doses novas, doses com prazo de validade adequado para esses locais e, com isso, contemplar mais 154 municípios na vacinação contra a dengue”, concluiu.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.