PÁSCOA

Semana Santa: oportunidade de recomeço; veja como está a programação

Período de celebrações cristãs é considerado uma das mais importantes festividades para os católicos e começou no dia 24

Por Tisa Moraes | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Alex Augusto de Souza, assessor eclesiástico da comunicação social da Diocese de Bauru, vê momento de introspecção
Alex Augusto de Souza, assessor eclesiástico da comunicação social da Diocese de Bauru, vê momento de introspecção

Passados os 40 dias de Quaresma, os cristãos começaram a celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos, no último dia 24, abriu oficialmente a chamada Semana Santa, com missa presidida pelo bispo diocesano dom Rubens Sevilha, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Bauru.

Será ele o responsável, inclusive, por conduzir todas as celebrações no templo até a Vigília Pascal, no sábado. Segundo o assessor eclesiástico da comunicação social da Diocese de Bauru, padre Alex Augusto Manoel de Souza, o período servirá para refletir sobre a luz que Cristo trouxe ao mundo com sua ressurreição e sobre as dificuldades que cada indivíduo experimenta, com oportunidade de recomeçar, em vários momentos, sua vida.

"É um momento de reflexão, introspecção, em que os cristãos entram dentro de si, afastando alguns aspectos que nos impedem de ter uma espiritualidade e colocando-nos novamente em um caminho de desenvolvimento moral de virtude. Todas as renúncias, a expressão de um amor gratuito dado por Jesus nos levam a essa ação de empatia e amor ao próximo, e de caridade, que é um dos três pilares da Quaresma (oração, caridade e penitência). Isso nos ajuda em todos os aspectos da humanidade", descreve.

PROGRAMAÇÃO

Considerada uma das festividades mais importantes para os católicos, a Semana Santa teve, nesta segunda e terça-feira, as denominadas liturgias paralelas, como a Procissão do Senhor Morto, Procissão do Encontro e Meditação das Sete Dores. Já na quarta (27), às 19h30, haverá a Missa dos Santos Óleos, na Catedral, quando o bispo, acompanhado de todos os padres da diocese, abençoará os óleos usados nos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos.

"Neste momento, também ocorre a renovação das promessas sacerdotais de todos os padres. É uma missa da unidade, com todas as paróquias da diocese presentes", reforça padre Alex. Já na quinta, tem início o chamado Tríduo Pascal.

Neste dia, às 19h, será celebrada a Instituição da Eucaristia e missa do Lava Pés, em que 12 fiéis da Catedral, simbolizando os apóstolos, têm os pés lavados pelo sacerdote, em sinal de humildade. "Cada paróquia escolhe quem vai lavar os pés e a novidade, desde o ano passado, é que o Papa Francisco permitiu a participação de mulheres. Normalmente, os 12 escolhidos têm alguma relação com o tema da Campanha da Fraternidade. E, como, neste ano, o tema é "Fraternidade e Amizade social", qualquer pessoa pode ser incluída", adianta.

Na sexta, haverá celebração da Paixão, à 15h, com adoração à Santa Cruz. O Tríduo será finalizado no sábado com a missa da Vigília Pascal, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Na Catedral, o ato litúrgico será às 19h.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.