BALEIA

PF não vê crime de Bolsonaro em caso da baleia em São Sebastião

Inquérito da Polícia Federal contra ex-presidente Jair Bolsonaro é concluído sem indiciamento

Por Marcelo Rocha | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São Sebastião

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Imagem da aproximação de Bolsonaro a uma baleia jubarte
Imagem da aproximação de Bolsonaro a uma baleia jubarte

A Polícia Federal em São Sebastião (SP) concluiu o inquérito que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral norte paulista. O incidente ocorreu em junho do ano passado, quando Bolsonaro passava o feriado de Corpus Christi na região.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE:

https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

Nem Bolsonaro nem seu assessor e advogado, Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo federal, que também participou do passeio, foram indiciados. Ambos prestaram depoimento à PF na capital paulista em 27 de fevereiro deste ano. Daniel Tesser, advogado que também representa o ex-presidente, confirmou após o depoimento que Bolsonaro era a pessoa na moto aquática vista no vídeo que consta no inquérito, mas negou que tenha importunado a baleia.

PRÓXIMOS PASSOS

O inquérito agora está com o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, que pode pedir arquivamento, oferecer denúncia ou solicitar diligências complementares. A investigação apurava possíveis crimes ambientais previstos em lei, sobre “molestamento intencional” de baleias. A ação foi aberta após circularem nas redes sociais vídeos da moto aquática com motor ligado se aproximando da jubarte.

PALAVRAS DO ADVOGADO

Paulo Bueno, advogado do ex-presidente, afirmou em nota que "além das evidências de fato, resta evidente que os investigados não tinham consciência da possível ilicitude da conduta. Mais uma vez, a máquina estatal sendo mobilizada (a partir de representação do Ibama) sem necessidade, gerando inclusive custos ao Estado absolutamente descabidos”.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.