
Morreu por volta das 16h15 desta sexta-feira (21), aos 107 anos, na UTI do Hospital da Unimed, o ex-vereador José Ferreira Baptista Júnior, o Ferreirinha, uma das figuras mais importantes e icônicas da história da política de Araçatuba.
Devido à idade avançada, a morte por “causas naturais” foi a melhor definição da família para a razão do óbito de Ferreirinha, que foi eleito vereador pela primeira vez na década de 1940.
Ele participou da primeira legislatura da Câmara Municipal de Araçatuba, entre 1948 e 1951, após a reconstitucionalização do País, com o fim da ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Também fez parte da primeira turma da Faculdade de Direito Araçatuba
Atuou na Câmara durante 23 anos e foi presidente do Legislativo araçatubense no ano de 1962. Nascido em Birigui, em 1915, completaria 108 anos no próximo dia 31 de dezembro. Veio morar em Araçatuba quando tinha 10 anos. Além de advogado, era professor e contador.
Ferreirinha foi casado com Amanda Ladeira, que faleceu em 2015, com quem teve oito filhos, quatro homens e quatro mulheres. O velório ocorrerá a partir das 8h deste sábado, na Funerária Cardassi, na Avenida da Saudade. O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério da Saudade.
“Meu avô será enterrado no jazigo da família”, disse o médico ortopedista Rodrigo Martins Borges Ferreira Batista, neto de Ferreirinha e filho de José Ferreira Baptista Neto, um dos quatro filhos homens do ex-vereador.
“A gente vive um luto natural, mas estamos confortados porque sabemos que ele teve uma vida longa, uma vida muito boa, e agora está com Deus”, disse Rodrigo, segundo quem o avô, durante a maior parte da vida, nunca teve significativos problemas de saúde.
“Ele teve um AVC há cerca de quatro anos e isso complicou um pouco, além de uma infecção urinária recente. Mas nossa conclusão é de que chegou a hora de ele descansar”, afirmou.
Ferreirinha deixa sete filhos vivos – seu primogênito, Asdrúbal, morreu em 1992, aos 46 anos – além de 22 netos e 13 bisnetos.
Por ordem de idade, os filhos do ex-vereador são Elaine (mãe de Luis Mauro, Marcos, Julius e Otávio), Marilda (Amanda e Camila), Lígia (Patrícia, Tiago, Augusto e Alessandra), José (pai de Rodrigo, Mariana e Gabriel), Raquel (Rebeca e Maurício), Fábio (André, Talitha e Newton) e João Luís (Michele). Asdrúbal era pai de Natália, Rodolfo e Juliana.
* Colaborou Carolina Marques
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.