Araçatuba

Traumatismo dentário: como prestar os primeiros socorros

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
SAÚDE BUCAL. O trauma dentário é um acidente de alta prevalência, que ocorre muito comumente em crianças e pessoas que praticam atividade física.Foto: Ilustração
SAÚDE BUCAL. O trauma dentário é um acidente de alta prevalência, que ocorre muito comumente em crianças e pessoas que praticam atividade física.Foto: Ilustração

O trauma dentário é um acidente de alta prevalência, que ocorre muito comumente em crianças e pessoas que praticam atividade física. Apesar de frequente, grande parte da população ainda não sabe como agir diante dos diferentes tipos de trauma dentário, como fratura coronária, luxação e avulsão dental.

A fratura coronária nada mais é do que a perda de parte da coroa (porção visível) do dente. A primeira coisa a se fazer diante dessa situação é acalmar a pessoa que sofreu o trauma, pois pode haver sangramento nos tecidos moles lesionados, explica a cirurgiã-dentista Ana Paula Fernandes Ribeiro, aluna de Doutorado em Ciência Odontológica pela FOA-UNESP. O segundo passo é procurar o fragmento dentário perdido para levá-lo ao dentista, pois o profissional pode utilizá-lo no momento de restaurar o dente.

A luxação dentária ocorre quando o dente sai da sua posição original, ficando em uma posição deslocada. Esse deslocamento pode ser para um lado, ou também para dentro ou para fora do alvéolo dentário (osso de suporte dos dentes). De acordo com o Professor Rogério de Castilho Jacinto, da FOA-UNESP, este trauma é um pouco mais complicado, e o indivíduo acidentado precisa ir imediatamente ao dentista.

Quando o impacto do trauma é ainda mais severo, o dente pode sair completamente de seu alvéolo, o que é chamado de avulsão dentária. Nessa situação o dente não deve ser desprezado e é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é nunca manusear o dente pela raiz, mas sim pela coroa. Este deve ser lavado cuidadosamente em água corrente, sem esfregar nada sob sua superfície. Após essa limpeza, o ideal é fazer o reimplante do dente, ou seja, colocá-lo de volta em sua posição original (dentro do alvéolo) e ir imediatamente ao dentista. Caso não seja possível efetuar o reimplante imediato, o dente deve ser levado para que o cirurgião-dentista armazenado preferencialmente em leite frio, podendo utilizar também soro fisiológico ou água. É essencial nunca deixar o dente seco ou envolvê-lo em tecido ou papel.

Por fim, devemos lembrar que, existem meios de prevenir os episódios de trauma durante atividades físicas. Uma pesquisa realizada pela Dra Ana Paula, sob orientação do Prof. Rogério, constatou a necessidade de campanhas de conscientização da população, principalmente jovens que praticam atividade física, para reduzir o impacto negativo e aumentar a prevenção ao trauma dental através do uso de protetores bucais.

(Matéria integrante de projeto de extensão universitária (PROEX-UNESP), sob coordenação do prof. Juliano Pelim Pessan (FOA-UNESP).

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários