
HELENA ABEL
A amizade tem prazo de validade? A resposta depende de quanto essa amizade é verdadeira. Desde cedo as crianças são ensinadas a cerca de ter amigos começando pela escola, local fértil para esse tipo de relacionamento, e a partir daí vão surgindo amizade de todo jeito, de toda cor, de toda raça, de todo credo.
Na adolescência as amizades se tornam mais fortes e mais seletivas, os iguais vão se juntando, formando tribos e daí em diante muita coisa pode acontecer. Chegando à juventude, em alguns casos essas tribos permanecem juntas passando pela fase adulta e chegando velhice.
No entanto em todas as fases de vida, há que age de má fé, usando da amizade para prejudicar, destruir os sonhos de outras, que passam por cima de outras para conseguir se realizar, tirar proveito dos relacionamentos, de rede de contato e assim se auto promover.
Há quem em nome da amizade acaba com relacionamentos afetivos, de amizades, no trabalho puxando o tapete, usurpando espaços por não ser popular ou bem aceita. Tem sido muito difícil reconhecer pessoas leais em seus relacionamentos, que são amigas de verdade, que fazem de tudo pela amizade sincera. Nisso há de ter critérios para escolher quem sim, quem não, quem nunca pode fazer parte da vida levar para a intimidade assim ter clareza a cerca da verdadeira amizade.
Amizade de verdade, real é algo que nem sempre se pode explicar, pois são tantos sentimentos envolvidos, lembranças compartilhadas e muitas historias para contar. A amizade verdadeira nem mesmo o tempo e a distância física e até mesmo geográfica tem poder de acabar, pois não é pela razão e sim pelo coração que ela existe.
Amizade verdadeira é aquela que quando se encontram é como se o nada tivesse mudado, o assunto continua de onde parou e segue para novas histórias. Amizade verdadeira não se mede, não tem vaidades, apenas quer que o outro seja feliz e se puder contribuir com alguma coisa melhor ainda.
Amizade verdadeira se coloca no lugar do outros, tem empatia, tem amor e cumplicidade. Amizade verdadeira não mede esforços para ajudar quem precisa, estender a mão, tirar do abismo, da escuridão e apoiar em algumas circunstâncias.
Amizade verdadeira é puxar a orelha do outro quando erra em alguma decisão e festejar quando acerta. Amizade verdadeira é aquela que deixa marcas ,que nem mesmo a morte pode apagar as lembranças de um tempo bom.
Helena Abel é coach
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.