Seguir ou não seguir? Curtir ou não curtir? Eis a questão. Passados quase 20 dias desde que o Instagram começou a ocultar os likes da sua rede social, o assunto segue em alta entre os usuários, as marcas e os influenciadores.
E no Vale do Paraíba isso não poderia ser diferente. Embora observadores, atentos ao marketing digital, já viessem há muito tempo, dando menos importância ao número de seguidores e likes, por conta da indústria na venda desses itens falsos facilmente detectados, a pergunta que se voltou a fazer é - quem de fato influencia outras pessoas nesses novos tempos de instagram? Para pelo menos dois nomes fortes da rede social na região pouca coisa mudou - a influencer e blogueira Mariana Sampaio, de Cruzeiro, com dois milhões de seguidores e o influencer e modelo Bruno Santos, de Taubaté, com seu um milhão também fiel - o engajamento continua grande com centenas e até milhares de comentários a cada postagem - garantindo aos dois uma posição de representantes ideias para empresas do seguimentos de luxo - o que inclui joias, relógios, carros, grifes e hotéis cinco estrelas espalhados pelo mundo.
Uma sorte menor e empenho maior refletem outros influencers menos famosos na rede e que agora, precisam focar ainda muito mais na qualidade do que eles têm a oferecer. Nesse novo cenário, o olhar do mercado se volta para a qualidade e não para a quantidade de "quem segue quem" nas redes sociais.
Na região nomes famosos ganham espaço, como a modelo Gracie Carvalho (325mil) ou mesmo nomes com números abaixo dos 100 mil seguidores como a blogueira Thieli Martinelli (73,9mil), as apresentadoras Kelly Maria (98,8mil) e Ana Paula Torquetti (23mil) o maquiador Carlos Carrasco (13,3mil) a atleta Fabiola Molina (14,8mil) despontam hoje como "garotos propaganda" nos sonhos de muitas marcas por conta da importância de suas próprias trajetórias..