ANIVERSÁRIO

Maior do Estado de SP em extensão territorial, 4.º BPM-I faz 122 anos

Por Larissa Bastos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Larissa Bastos
Tenente-coronel PM Paulo Cesar Valentim, comandante do 4.º BPM-I, fez agradecimentos
Tenente-coronel PM Paulo Cesar Valentim, comandante do 4.º BPM-I, fez agradecimentos

O 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPM-I) completou, na última terça-feira (8), 122 anos de existência. Com uma história que se funde com a origem da própria Polícia Militar (PM) e também com a de Bauru, ele é considerado, atualmente, o batalhão com maior extensão territorial de todo o Estado de São Paulo, atuando em sua cidade sede e em outros 18 municípios da região, informação prestada durante a solenidade de aniversário, realizada na manhã de quarta-feira (9), em auditório do Unisagrado.

Fundado em 8 de agosto de 1901, na Capital paulista, o órgão foi transferido para Bauru 26 anos depois, tornando-se a "Sentinela do Sertão", pois tinha a tarefa de garantir a segurança de toda a região Centro-Oeste do Estado. Na época, era chamado de 4.º Batalhão de Caçadores (4.º BC), nome histórico que, inclusive, foi resgatado pelo comando local em 2020.

"É dia de celebrar e agradecer a todos que fazem e fizeram parte desse batalhão. É uma honra comandar os senhores. E também agradecer a todos os órgãos e outras forças de polícia que diariamente colaboram para que nosso trabalho seja feito", disse o tenente-coronel Paulo Cesar Valentim, comandante do 4.º BPM-I, em discurso na cerimônia.

No evento, ainda houve a entrega de "medalhas do centenário" a autoridades, policiais destaques e cidadãos companheiros das atividades da PM. A honraria representa a mais alta condecoração do 4.º BPM-I. Ao todo, 44 pessoas foram homenageadas, incluindo a prefeita Suéllen Rosim (PSD) e o presidente do Legislativo, o vereador Júnior Rodrigues (PSD).

"Os senhores que receberam esta honraria passam a ostentar um símbolo e passam a anuir com os nossos valores. O primeiro deles é o amor à pátria, seguidos de civismo, hierarquia, disciplina, profissionalismo, lealdade, constância, verdade real, honra, honestidade e coragem. E estes são muito mais que valores militares. São valores da sociedade que não podemos esquecer, que nós emprestamos", declarou coronel Hudson Covolan, comandante do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4), ao qual o 4.º BPM-I é subordinado.

A solenidade também contou com a presença de vereadores e políticos; agentes, autoridades e profissionais da reserva das polícias Ambiental, Civil, Federal, Militar e Rodoviária; Ministério Público; líderes religiosos e empresários.

Coronel PM Hudson Covolan, comandante do CPI-4, ressaltou os valores da Polícia Militar (crédito: Larissa Bastos)
Coronel PM Hudson Covolan, comandante do CPI-4, ressaltou os valores da Polícia Militar (crédito: Larissa Bastos)

Comentários

Comentários