O projeto “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais” realiza, no próximo sábado (20), uma caminhada educativa e cultural aberta ao público em Piracicaba. O ponto de encontro será no Largo da Santa Cruz, às 9h, com término previsto no Engenho Central por volta das 12h.
VEJA MAIS:
O roteiro é gratuito, mas possui 20 vagas, que podem ser reservadas pelo link. Nesta edição, o passeio contará com a participação do professor Antonio Filogenio de Paula Junior. A iniciativa faz parte do projeto Rotas Afro, que desde agosto promove roteiros para valorizar a cultura negra e o patrimônio afro-brasileiro, envolvendo mestres e grupos culturais. Segundo a coordenadora Julia Madeira, o objetivo é criar “um espaço de escuta dos mestres das mais variadas vertentes da cultura, levando a memória de diversas tradições para os roteiros e possibilitando uma troca com o público”.
“O projeto busca transmitir conhecimento para os jovens e garantir a continuidade das tradições, permitindo que o público conheça suas raízes, a história da cidade e a história negra local”, completa Julia Madeira.
Além das caminhadas, o projeto oferece formação gratuita para professores e educadores sobre a Lei 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A formação será online, com intérprete de Libras, e os detalhes serão divulgados nas redes do Rotas Afro.
Premiado pelo Iphan e pelo Ibram, o Rotas Afro atua desde 2019 em cidades do interior paulista como Piracicaba, Campinas, Rio Claro, Vinhedo e Sorocaba, promovendo caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas, em parceria com escolas, empresas e a comunidade local.