Vigilância Sanitária de Piracicaba realizou, nos dois últimos fins de semana de agosto (dias 23, 24, 30 e 31), uma operação de fiscalização em 52 padarias do município. A ação teve como foco estabelecimentos que operam com licença automática, que é concedida com base na declaração do proprietário.
As inspeções foram realizadas sem aviso prévio para verificar o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar. De acordo com Carina Baron, gerente do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), a operação contemplou diferentes regiões da cidade para obter um panorama das condições sanitárias.
Durante as vistorias, os fiscais avaliaram a limpeza geral, o armazenamento de alimentos, a higiene dos equipamentos, o uso de uniformes pelos funcionários e a validade dos produtos.
Paula Matia, da coordenação da Vigilância Sanitária, afirmou que o objetivo da força-tarefa é assegurar que os estabelecimentos cumpram a legislação. A ação também teve um caráter educativo, com os fiscais orientando os comerciantes sobre ajustes necessários e boas práticas.
Entre os problemas identificados, foram registrados casos de ausência de licença sanitária exposta ao público, falta de identificação de alimentos na área de manipulação e desorganização. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram notificados e orientados a fazer as correções.
A Vigilância Sanitária informou que novas operações serão realizadas ao longo do ano em outros segmentos do comércio de alimentos.